Por mês, cerca de 3 mil pessoas com deficiência são assistidas pelo CER II

Trabalhos_de_reabilitacao_fisica_no_CER_II_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__1_.jpeg

O mundo celebra neste sábado, 03, o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da inclusão dessas pessoas na sociedade.

Em Roraima, segundo dados do CER II (Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual), cerca de 3 mil pessoas são assistidas mensalmente pela unidade.

Por lá, o paciente tem acesso aos serviços de assistência social, fonoaudiologia, terapias ocupacionais, fisioterapia, fisiatria, pediatria, psicologia e triagem em saúde com profissionais de enfermagem.

“É importante termos essa estrutura, porque é um público muito grande e quando oferecemos isso nós tocamos a vida dessas pessoas e transformamos o dia a dia delas aqui no Centro”, afirmou o médico especialista em medicina física e reabilitação, Rodrigo Vasconcelos.

Trabalhos_de_reabilitacao_fisica_no_CER_II_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__3_.jpeg

José Manuel Blanco, de 52 anos, frequenta o CER II desde setembro deste ano, logo após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Desde então, ele tenta recuperar as funções do lado direito do corpo.

“Quando ele chegou aqui não andava e nem se movimentava, agora já está dando alguns passos e comendo com a própria mão. Antes, ele usava fralda e agora já pede para ir ao banheiro”, destacou o genro do paciente, Emivaldo de Araújo.

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência está localizado na Avenida São Sebastião, 1195, bairro Santa Tereza. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 13h às 19h

OFERTA DE MEIOS DE LOCOMOÇÃO

Outro serviço oferecido pelo Governo do Estado é o repasse de meios de locomoção para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio do PAPD (Programa de Atenção e Prevenção a Deficiência) da Secretaria de Saúde.

A iniciativa foi criada com a intenção de proporcionar autonomia para pessoas que possuem algum problema de locomoção. De janeiro a julho deste ano, 730 cadeiras de rodas foram repassadas para pacientes da rede pública de saúde.

Para receber o item, o interessado deve fazer um cadastro junto ao PAPD, que funciona na estrutura física do NERF (Núcleo Estadual de Reabilitação Física). Os documentos exigidos são os seguintes:

– Cópia da Carteira de Identidade ou Registro de Nascimento;

– Cópia do CPF;

– Cópia de um Comprovante de Residência;

– Cópia do Cartão do SUS;

– Solicitação original do material médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional.

O NERF está localizado na Avenida Ataíde Teive, 6459, bairro Nova Canaã. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Fonte: Secom Roraima/ Suyanne Sá

Imagem: Ascom Sesau