Portadores de marcapasso recebem atendimento nos dia 10 e 11 de abril

Mônica Araújo – SES/AC

Nos dias 10 e 11 (quarta e quinta-feira), os pacientes portadores de marcapassos estarão recebendo avaliação do aparelho, bem como a troca de geradores, casa seja necessário. O atendimento ocorre no Hospital das Clínicas de Rio Branco, em dois turnos (manhã e tarde). A avaliação será realizada pela equipe do Hospital Real Português de Pernambuco (HRPP) e ofertado a todas as pessoas que dele façam uso.

Nesses dois dias serão atendidos aproximadamente 135 pacientes de TFD, residentes em Rio Branco, Feijó e Tarauacá. Nos dias 25 e 26 os atendimentos ocorrem em Cruzeiro do Sul para avaliação dos pacientes da Região do Juruá.

A equipe da Divisão de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) vai entrar em contato com os pacientes para informá-los sobre o agendamento. As pessoas que usam o aparelho e não são pacientes do Sistema Público de Saúde podem entrar em contato com a equipe do TFD para agendar sua avaliação, na Secretaria de Estado de Saúde.

O serviço é parte das ações desenvolvidas pelo governo do Acre para a melhoria do atendimento oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de cirurgia cardíaca e acompanhamento de pacientes que usam marcapasso.
Com a visita da equipe do HRPP é possível continuar o tratamento dos pacientes cardíacos que fazem uso de aparelho, avaliar as condições dos equipamentos já implantados e, caso haja necessidade, realizar implantes em outros pacientes.

“A iniciativa do governo é favorável aos pacientes, uma vez que eles não precisam se deslocar de seu domicílio e podem realizar o tratamento perto da família. Além disso, existe o contato direto com equipe médica”, diz a gerente do TFD, Ediná Monteiro.

Caso haja alguma dúvida, o paciente pode entrar em contato pelos telefones 3215-2765 ou 3215-2764.
Foto: Internet