Posto do Hemose no shopping Jardins amplia acesso e reforça importância da doação de sangue

Iniciativa funcionou por quase dois meses e estimulou doação voluntária

Durante quase dois meses o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) transformou o Shopping Jardins em um ambiente de solidariedade. Entre os dias 6 de outubro e 28 de novembro foi disponibilizado um posto de coleta externa no centro comercial, incentivando a doação voluntária de sangue.

A iniciativa atraiu doadores de primeira viagem, doadores regulares e pessoas que aproveitaram a oportunidade para transformar um simples passeio em um ato que ajuda a salvar vidas.

Durante o período, 76 cadastros de doadores de medula óssea e 220 doações efetivadas, entre elas a da servidora pública Janaína Chaves Ferreira, 48 anos. Ela já havia doado de forma direcionada, mas aproveitou a oportunidade para fazer uma doação espontânea. “Sempre tive vontade de doar e vejo isso como uma forma de ser grata por estar bem e poder ajudar o próximo. Me sinto realizada e é uma alegria imensurável por estar ajudando alguém. Doar para repor o estoque de sangue é um ato de amor”, contou a servidora.

A enfermeira Sara Bomfim, 28 anos, é doadora regular desde 2016 e a ida ao posto foi para manter o hábito de ajudar. “Eu já tinha vontade de doar e, como sou da área da saúde, sei o quanto isso faz diferença. Já tinha doado antes, faço regularmente e também fiz o cadastro para ser doadora de medula óssea. Me sinto feliz por poder ajudar muita gente e por entender de perto essa necessidade”, relatou Bomfim.

Já a autônoma Beatriz dos Santos Lobo, 52 anos, escolheu celebrar seu aniversário de um jeito diferente. Ela decidiu transformar o dia em gesto solidário. “Foi meu aniversário que me motivou a vir doar. Vi que estavam precisando do meu tipo sanguíneo e que o posto estava no shopping. Pensei que esse poderia ser meu presente. A maior parte das doações que fiz foi de forma direcionada, mas resolvi ser voluntária mesmo. Me sinto feliz porque sei que vai ajudar alguém. Na minha família muita gente já precisou e sei o que é isso. Já ajuda bastante, qualquer tipo sanguíneo. Também convidei meus amigos a me presentearem fazendo uma doação”, contou.

A superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, destacou a importância da iniciativa e da participação da população. “Gostaríamos de agradecer, em nome da diretoria executiva do Hemose, a parceria do Shopping Jardins. Estamos de portas abertas para receber e continuar com essas ações que salvam vidas. Quem quiser pode comparecer ao Hemose para realizar tanto o cadastro de medula óssea quanto para doar”, afirmou a superintendente.

A ação se encerrou no shopping, mas a coleta continua normalmente na sede do Hemose, que segue convocando doadores de todos os tipos sanguíneos para ajudar na manutenção do estoque de sangue.

Critérios 

Para doar sangue é necessário estar em bom estado de saúde, não apresentar sintomas de gripe ou resfriado, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos precisam apresentar o termo de autorização dos pais ou responsável legal, disponível no site do Hemose.