PPGICS 2020: Inscrições abertas para mestrado e doutorado acadêmico em Informação e Comunicação em Saúde

Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos para as turmas que se iniciam em 2020. Os editais contemplam candidatos brasileiros e estrangeiros, que podem se inscrever até 04 de outubro.

Com dez anos de atividades, o PPGICS é o único programa de pós-graduação stricto sensu do país construído sobre a interseção entre os campos da comunicação, da informação e da saúde pública, com metodologia interdisciplinar. Sua área de concentração é denominada como ‘Configurações e dinâmicas da informação e da comunicação em saúde’.

Os cursos dividem-se em duas linhas de pesquisa. A primeira é ‘Produção, organização e uso da informação em saúde’, que inclui dentre seus eixos temas ligados à informação científica e tecnológica  como análise das políticas, modelos, processo e prágicas de organização, avaliação e uso da informação e do conhecimento no campo da saúde coletiva.

A segunda linha denomina-se “Informação, comunicação e mediações” e, partindo da premissa de que o direito à comunicação é inerente ao direito à saúde, estuda as relações entre instituições, profissionais de saúde e de comunicação e a população, em suas diversas formas de organização, processos de produção, circulação e apropriação dos sentidos sociais.

Processo seletivo

Para se candidatar, os interessados deverão ler atentamente o conteúdo completo das chamadas públicas, que detalham o número de vagas para cada programa, as linhas de pesquisa e seus eixos temáticos, além de descrever todas as exigências e etapas do processo seletivo.

As inscrições se darão por meio de preenchimento de cadastro na Plataforma SIGA, além da submissão de documentos obrigatórios à secretaria acadêmica do Icict. Para o Mestrado, os itens exigidos são: – formulário de Inscrição online preenchido, assinado e digitalizado (em formato PDF); – Currículo completo na Plataforma Lattes, do CNPq; – carta de apresentação; e pré-projeto (formato completo descrito na chamada).

Para o Doutorado, os candidatos deverão enviar: – formulário de Inscrição online preenchido, assinado e digitalizado (em formato PDF); – cópia digitalizada do Diploma da última titulação e Histórico Escolar; – carta de apresentação; – projeto de pesquisa (formato completo descrito na chamada).

Para os dois cursos, os candidatos deverão realizar a homologação de sua inscrição por meio do envio da documentação nos formatos digitais para para o endereço eletrônico processoseletivo@icict.fiocruz.br, informando, no campo assunto, os dizeres ‘Inscrição PPGICS 2020’.

As etapas da seleção incluem prova de inglês, marcada para 17/10, e entrevistas, que deverão ocorrer dentro do período de 12 a 17 de dezembro. Outras informações devem ser obtidas no setor de Gestão Acadêmica do Icict, que fica na Av. Brasil, 4.036, Prédio da Expansão do Campus, sala 210, em Manguinhos, telefones (21) 3882-9063 ou (21) 3882-9033, ou pelo e-mail gestac.ppgics@icict.fiocruz.br

Arquivos para download

Exclusiva para candidatos brasileiros, estrangeiros com visto permanente e estrangeiros com cidadania brasileira

Pessoas de nacionalidade não-brasileira e que não residam no Brasil ou que tenham visto temporário de permanência no país

Exclusiva para candidatos brasileiros, estrangeiros com visto permanente e estrangeiros com cidadania brasileira

Pessoas de nacionalidade não-brasileira e que não residam no Brasil ou que tenham visto temporário de permanência no país

Fonte: Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

<-Voltar