Práticas integrativas e complementares marcam Semana da Mulher na SES

Na programação, servidoras da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás aproveitam vários momentos com dança circular, auriculoterapia e constelação familiar

Dança circular reúne estilos tradicionais ou folclóricos de diferentes culturas e culturas

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) proporcionou uma semana intensa com celebrações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. O objetivo é valorizar o papel desempenhado pelas mulheres que trabalham na secretaria.

A programação, realizada na Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES-GO, no Setor Sul, proporcionou também a integração da equipe, oferta de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), entre as quais: auriculoterapia, constelação familiar, dança circular, homeopatia para dengue e thetahealing.

A auriculoterapia é uma técnica vinculada à acupuntura aplicada especificamente na região da orelha. Já a constelação familiar é uma modalidade terapêutica que busca identificar a causa de problemas e conflitos pessoais a partir de dinâmicas de grupo, em que os participantes interpretam e representam o histórico familiar do paciente.

Outra prática, chamada de dança circular, é uma modalidade que reúne vários estilos tradicionais ou folclóricos de diferentes países e culturas, configurada como danças meditativas.

Durante a semana, foram oferecidos também a homeopatia para dengue, que reduz os sintomas da doençaa, e o thetahealing, uma técnica meditativa que auxilia na harmonização, limpeza, leitura, reprogramação e transformação dos campos energéticos da pessoa.

Modalidades 
A inclusão das PICs no Sistema Único de Saúde (SUS) teve início em 2006, quando foi criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que incluía, inicialmente, apenas cinco procedimentos.

Atualmente, são oferecidas 29 modalidades, como meditação, terapias florais, shantala, homeopatia, acupuntura, dança circular, fitoterapia, medicina tradicional chinesa, entre outras.

São práticas terapêuticas que auxiliam no equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual, desenvolvidas para o cuidado e o autocuidado humanizado.

As práticas integrativas estão presentes na rede de atenção à saúde do Estado, especialmente, na atenção primária e secundária.

O Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) – unidade de referência nacional – é situado em Goiânia e oferta, exclusivamente, práticas integrativas em saúde. O encaminhamento ocorre por meio da regulação estadual, aberta a todos os municípios goianos.

Para ter acesso, ao Cremic, é preciso ir à unidade básica mais próxima, realizar uma consulta médica e pedir encaminhamento. Essa solicitação deve ser entregue à regulação municipal e inserida no sistema Servir, de regulação estadual, na vaga de especialidade clínica médica subespecialidade práticas integrativas.

Em Goiás, 83% dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) ofertam, além do tratamento tradicional, essas práticas, que contribuem de forma complementar com a saúde mental de seus usuários como, por exemplo, nos cuidados da depressão e da ansiedade.

Fonte: Yara Galvão (texto/fotos)