Prefeitura de Caxias celebra 1 ano de Planificação na Atenção Ambulatorial Especializada

O Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI) comemorou 1 ano de implantação da Planificação da Atenção Ambulatorial Especializada, na linha de cuidados materno e infantil. Para lembrar a data, foi realizado um evento no próprio Centro na manhã desta terça-feira (18). 

Caxias se tornou modelo na Planificação da Atenção à Saúde para diversos estados do Brasil, sendo eles: Maranhão, Ceará, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rondônia e até em Montevidéu, no Uruguai.

Estiveram presentes coordenadores e secretários municipais, vereadores, funcionários e usuários do CEAMI, do prefeito Fábio Gentil e da primeira-dama Letícia Mabel. Na oportunidade foi apresentado um vídeo com o trabalho desenvolvido pelo CEAMI na Atenção Ambulatorial Especializada.

A Banda Lira Municipal fez a parte musical do evento.

“O momento é de agradecimento e alegria. Conseguimos avançar em processos de trabalho e trazer essa organização para dentro do Centro. A Planificação foi uma proposta feita pelo CONASS, onde o prefeito adotou essa proposta e temos tido resultados positivos em Caxias e região. Estamos satisfeitos, Caxias tem se destacado”, lembrou a coordenadora administrativa do CEAMI, Kalyanne Paiva.

O prefeito Fábio Gentil parabenizou a equipe do CEAMI pelos resultados positivos do trabalho realizado ao longo do ano.

“Entendemos que o município precisava trabalhar a humanização, daí veio a Planificação, que implementou alguns serviços e, no futuro, a redução de custos, gerando economia para investir muito mais. Graças à nossa equipe conseguimos trilhar este caminho. O CEAMI oferece qualidade, por isso os índices de mortalidade materna foram reduzidos a zero. A equipe está de parabéns. Vamos transformar a saúde pública de Caxias na melhor do Maranhão”, enfatizou o prefeito.

“Temos que comemorar muito! É um serviço altamente especializado e qualificado. De fato, estamos conseguindo enfrentar a mortalidade materna na região. Das mulheres que passaram pelo circuito, não tivemos nenhum óbito. O CEAMI está em torno de 2 mil atendimentos para essa região, então todos estão de parabéns”, parabenizou Patrícia Veras, coordenadora estadual da Planificação no Maranhão.

A senhora Juvanete Silva foi uma das primeiras grávidas a serem atendidas no início do trabalho, em 2017, e o filho Lorenzo hoje está com quase um ano de idade.

“Tudo que passamos aqui foi bom! Fomos muito bem atendidos. Lorenzo chegou com saúde e só temos boas palavras pra dizer. Parabenizar todos aqui e agradecer”, disse.

Em um ano de Planificação na Atenção Ambulatorial Especializada, no modelo de atenção às condições crônicas, não houve nenhuma morte materna de mulheres caxienses assistidas pelo Ceami.

“A Planificação nada mais é que a mudança de comportamento, de conduta. O grande presente que nosso município tem é a mortalidade materna zero! Estamos dando tudo de nós, nossas UBSs estão em processo de Planificação, e com isso só temos a ganhar, poupando a vida das nossas gestantes, dos nossos bebês, essa é nossa maior conquista”, reforçou a secretária de Saúde, Socorro Melo.