Prefeitura de Caxias, Governo do Estado e CONASS retomam tutorias presenciais da Planificação da Atenção à Saúde

Nessa segunda-feira (2), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu coordenadores que fazem parte da Atenção Primária e Vigilância em Saúde e Imunização, da Atenção Especializada e do Centro de Assistência Materno Infantil (CEAMI) com facilitadores do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e representantes do Governo do Estado e do Instituto Materno Infantil de Pernambuco, para a retomada das tutorias presenciais da Planificação da Atenção à Saúde.

Ademilde Andrade, facilitadora do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), ressaltou o retorno presencial das atividades pós período de pandemia. “É uma satisfação muito grande voltar a Caxias para dar continuidade ao processo de planificação, que mesmo com a pandemia não parou, ele continuou de forma remota com objetivo de dar sustentabilidade a todos os processos que já tinham sido implantados. Nosso retorno é para solidificar, com a continuidade de novos processos e a retomada de outros, que foram fragilizados com a pandemia. Esse é o momento de retorno das ações, para qualificar cada vez mais a Atenção Primária para que seja resolutiva e a população tenha uma assistência de qualidade, como já vem tendo”, frisou.

A Planificação da Atenção à Saúde é um processo de integração da Atenção Primária com a Atenção Ambulatorial Especializada, por meio da organização dos processos de trabalho. Tendo como objetivo uma assistência de qualidade para os usuários. Desta vez, além do retorno do processo de tutoria, também será realizada uma pesquisa, feita por profissionais do Instituto Materno Infantil de Pernambuco, para avaliar o impacto da planificação na região de Caxias, como explicou, Carol Fernandes, coordenadora da Planificação no Estado do Maranhão.

Nessa retomada nós trazemos a equipe de pesquisadores da Universidade de Pernambuco para iniciarmos uma pesquisa de impacto na região. Uma vez que nós estamos trabalhando aqui desde 2016. Agora iremos verificar o impacto do projeto em relação à qualidade da assistência oferecida e organizada no Projeto Planificação”, explicou.

A representante do Instituto Materno Infantil de Pernambuco, Ana Paula, falou sobre que está sendo realizado. “A parte teórica da pesquisa se iniciou no ano passado, mas a pesquisa de campo começa hoje (2) em Caxias, sendo a primeira região. Iremos ficar no município até sexta-feira (6). Nós estamos aqui para avaliar a efetividade da planificação na melhoria dos processos de comunicação da Atenção Primária de Saúde com a Atenção Especializada na perspectiva de garantir a integralidade do cuidado”, disse.

“Nesse momento nós estamos recebendo a equipe do CONASS e mais alguns pesquisadores da Fio Cruz, retornando o momento presencial da Planificação da Atenção à Saúde, tanto na linha da Atenção Primária, quanto na Média Complexidade. É um momento muito importante, pois pesquisadores estão vindo conhecer a nossa experiência, o que denota o êxito no que nós estamos desenvolvendo durante todos esses anos”, ressaltou Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Caxias