Presidente do Conass discute, em Manaus, política de sangue no país

O secretário estadual de Saúde do Amazonas e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Wilson Alecrim, reuniu-se nesta quarta-feira (09) com o coordenador Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez. Na reunião, que aconteceu em Manaus, Genovez pediu o apoio do Conass no desenvolvimento de ações que possam contribuir para fortalecer a rede de hemocentros do País.

Para o coordenador, o Conass tem um papel estratégico no sentido de ajudar a convencer os gestores estaduais da importância dos hemocentros, demonstrando que outros setores da saúde dependem e muito dessa área e apresentando o que cada um deve fazer para obter os avanços necessários. Ele ressaltou que os hemocentros formam a maior rede dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e grande parte dos serviços de saúde depende desses centros para poder realizar suas atividades. É o caso das unidades que realizam cirurgias e que precisam ter a reserva de bolsas de sangue para as situações de emergência.

Wilson Alecrim afirmou que o Conselho tem todo o interesse em colaborar e apresentou como proposta a contração de uma consultoria externa, que deverá fazer um levantamento da situação dos hemocentros em todo o país, elaborar um diagnóstico e trazer as alternativas viáveis para a resolução do problema. “Nós precisamos saber qual o diagnóstico, as prováveis soluções e depois iremos apresentar isso aos secretários de estado da saúde”, destacou o presidente do Conass.

Na reunião, que aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Genovez apresentou um panorama da situação dos hemocentros no país e também solicitou apoio do Conselho na busca de soluções para problemas pontuais que ocorrem em alguns estados da federação.
Genovez disse que, em relação à rede de hemocentros, a posição do Amazonas é muito boa. Ele destacou o empenho da direção da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) na estruturação da oferta de um serviço de excelência.

Secretaria de Estado de Saúde – SUSAM
Três Comunicação – trescom.am@gmail.com
( 3651-7126 / 3651-8568 / 9116-3591/8409-2926
Comunicação Susam – comunicação@saude.am.gov.br
( 3643-6327 / 9995-1310
twitter: @saudeamazonas
Facebook: Saude Amazonas