Presidente do CONASS é condecorado com Medalha de Mérito Oswaldo Cruz

Brasília – O presidente do CONASS, secretário de Estado da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, foi condecorado pelo presidente da República, Michel Temer e pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta terça-feira (27), com a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, por sua atuação destacada na área da saúde pública.

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip e o ex-presidente do CONASS, Lúcio Alcântara, também foram agraciados com a Medalha.

O ministro Ricardo Barros observou que a homenagem é justa, uma vez que todos os escolhidos para a receberem, ajudaram a construir uma trajetória de transformação no Sistema Único de Saúde (SUS). “Todas as mudanças foram pactuadas na Comissãio Intergestores Tripartite (CIT), ou seja, estados, municípios e a União decidindo as alterações que foram feitas no SUS para moderniza-lo, torna-lo mais eficiente a fim de entregar melhor qualidade de saúde para o cidadão”, disse.

Para Caputo Neto, a homenagem é o reconhecimento de um trabalho coletivo feito ao longo de mais de 30 anos de carreira pública, em todos os níveis de gestão, mas principalmente desde 2011 como secretário de Estado da Saúde do Paraná. “Nós não teríamos alcançado os resultados que alcançamos e que colaboraram bastante para esse nobre reconhecimento, se não tivéssemos todo o movimento de saúde do Paraná envolvido nossa proposta de trabalho.  Os resultados estão aí: políticas de governo que muitas delas com certeza se transformarão em política de Estado”, comemorou.

O secretário disse ainda que neste um ano em que está na presidência do CONASS, participou de forma definitiva de pactuações impactantes na CIT. “O CONASS sempre assumiu seu papel de protagonista na consolidação do SUS. Quero agradecer toda esta equipe e dizer que essa é daquelas homenagens que a gente leva para o resto da vida”.

E concluiu afirmando que a homenagem aumenta a responsabilidade de continuar fazendo o melhor em prol da saúde da população brasileira.

Ao todo, foram condecoradas 33 personalidades entre médicos, pesquisadores, instituições e atores de diferentes áreas com relevante contribuição para a saúde brasileira. (Confira aqui a lista dos homenageados)

A Medalha de Mérito Oswaldo Cruz é um reconhecimento a atuação destacada no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas pelos resultados benéficos à saúde de milhares de brasileiros.

O anúncio da premiação foi feito por meio de decreto assinado pelo Presidente da República e pelo ministro da Saúde (acesse aqui), e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 27/2.

Lúcio Alcântara recebeu a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz. Ele foi presidente do CONASS entre os anos de 1991 e 1992
O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip foi condecorado com a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz