A presidente do Conass, Tânia Mara Coelho, esteve ontem (07), no Rio de Janeiro, como debatedora no II Seminário Preparatório para o X Congresso Interno da Fiocruz, com o tema Instituição Estratégica e Estado para qual Saúde: A Fiocruz e os desafios do SUS e da saúde no Brasil e no Mundo.
Tânia ressaltou que o debate foi uma oportunidade essencial para refletir sobre os desafios e caminhos da saúde pública, o papel estratégico da Fiocruz e a importância da construção coletiva de políticas que fortaleçam o Sistema Único de Saúde e garantam o direito à saúde para todos. “Discutimos a necessidade de ampliar a integração entre ciência, tecnologia e inovação, fortalecer a capacidade do Estado na formulação de políticas de saúde e promover uma atuação mais articulada entre instituições públicas e sociedade civil”, disse.
Outro ponto abordado foi o papel fundamental da Fiocruz como referência em pesquisa, formação e produção de conhecimento comprometido com a equidade e a justiça social. “Saio deste encontro ainda mais convicta de que o fortalecimento do SUS e da Fiocruz depende do engajamento de todos nós, pesquisadores, gestores, trabalhadores e cidadãos, em defesa de um projeto de saúde pública universal, sustentável e inclusivo. Que sigamos juntos na construção de um futuro em que o direito à saúde seja, de fato, uma realidade para todos os brasileiros”, finalizou.