Prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho são temas de encontro no Huse

Entre os assuntos discutidos, os profissionais conversaram sobre a Portaria nº 4.219/2022 do MPT

Membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) participaram, nesta segunda-feira, 17, de encontro com representantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt). O objetivo foi discutir formas de prevenção de acidentes de doenças decorrentes do trabalho, além de tornar compatível a realização dos serviços dos profissionais com promoção da saúde dos trabalhadores.

Durante o encontro realizado no prédio administrativo do Huse, integrantes do Sesmt apresentaram aos novos membros efetivos da Cipa/Huse, aspectos relacionados à prevenção de acidentes ocupacionais e à saúde dos profissionais que atuam na unidade hospitalar, como também aproveitaram a oportunidade para detalhar a Portaria nº 4.219/2022, do Ministério do Trabalho e Previdência (MPT), que entrou em vigor no final de março deste ano. Dentre outras medidas, o documento modifica a nomenclatura da Cipa, que agora passa a se chamar Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio.

“Neste encontro, além de discutirmos sobre a atuação da CIPA  no tocante à prevenção de acidentes no trabalho e promoção do bem-estar dos trabalhadores, também destacamos as mudanças na Norma Regulamentadora 5 (NR5), com base na portaria sancionada no último dia 20 de março, que agora obriga as empresas a adotarem também práticas de prevenção e de combate ao assédio sexual e às demais formas de violência no âmbito do trabalho”, explicou a integrante do Sesmt, Maria Helena Nascimento.

Presente na ação, a presidente eleita da Cipa, Anne Karoline Santos, que atualmente gerencia o Núcleo de Educação Permanente do Huse (NEP), falou sobre o planejamento estratégico da nova gestão previsto para o ano de 2023.

“Fará parte das funções dessa comissão, promover campanhas de prevenção às doenças ocupacionais, colaborar com programas para promoção da saúde e segurança no trabalho, monitorar as condições do ambiente, definir soluções aos problemas que possam causar risco ao trabalhador, entre outras frentes. Desde já, fico feliz por presidir essa comissão”, disse a presidente.

Na oportunidade, ela reafirmou o compromisso de todos os membros eleitos em prol do trabalhador. “Toda equipe estará empenhada na busca de melhorias que impactem, de forma positiva, o trabalho diário dos colaboradores que atuam aqui no Huse, no que compete à prevenção de acidentes e preservação da saúde destes profissionais”, finaliza Anne Karoline Santos.

Campanha Abril Verde

O encontro ocorre em meio à Campanha Abril Verde, período em que órgãos públicos e demais instituições promovem a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro.

O mês de abril foi escolhido em virtude de já possuir duas datas comemorativas voltadas para saúde e segurança do trabalhador. São eles: Dia Mundial da Saúde, celebrado no último dia 7; e o Dia Mundial da Segurança e da Saúde do Trabalho, 28, criado em homenagem aos 78 trabalhadores que perderam a vida em uma mina nos Estados Unidos, no ano de 1969.

Fonte: SES/SE