Primeira reunião da CIB discute melhorias para a saúde pública estadual

O secretário Antonio Faleiros participou na tarde desta quinta-feira, 22, da 1ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2013. A comissão é uma instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre gestores municipais para aprovar e colocar em prática serviços de assistência à população goiana na área da saúde. O evento contou a participação do deputado Vilmar Rocha, dos superintendentes da SES e representantes dos municípios goianos.

“A qualificação da saúde pública é prioridade do governo e vamos buscar contribuir com todos os municípios, independentemente da cor partidária”, ressaltou Faleiros. A reunião foi importante por ser a 1ª de muitos secretários de saúde após assumirem o cargo com as eleições municipais. Entre os assuntos discutidos estão a habilitação de leitos de UTIs, construção de Unidades Básicas de Saúde em cidades do interior e implantação da Estratégia da Saúde da Família.

Foram ainda apresentados na comissão o Plano de Ação da Campanha Estadual de Busca Ativa de Casos de Hanseníase em Escolas, criação da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, proposta de capacitação para profissionais da rede de laboratórios de Saúde Pública (para realizar exames de tuberculose e hanseníase) e oferta de curso de Especialização em Auditoria de Sistemas de Saúde.

Comissão Intergestores Bipartite

Foi criada pela portaria nº 2012 de 8 de julho de 1993 e tem como papel operacionalizar políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As reuniões acontecem mensalmente, com todos os superintendentes da SES – GO e outros 16 membros que representam os gestores municipais.

SES/GO