Prof. Fernando Cupertino toma posse no Conselho do IHMT

Prof. Fernando Cupertino toma posse como membro efetivo do IHMT

 

Lisboa – O assessor para relações internacionais do Conass, Porf. Fernando Cupertino, tomou posse na manhã desta quarta-feira (06), como membro efetivo do Conselho do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT).

Cupertino foi nomeado pelo reitor da Universidade Nova de Lisboa como membro externo da universidade no Conselho. “Fiquei feliz e honrado com a escolha porque é um reconhecimento da parceria proveitosa e profícua que o Conass tem com o instituto já há muitos anos além claro, do reconhecimento da minha carreira universitária, na qual me doutorei estudando a organização de sistemas de saúde por meio da análise comparada de sistemas universais no mundo”, comemorou.

Primeira reunião do Conselho do IHMT em preparação para a eleição do novo diretor do instituto

Sobre a atuação do Conselho o assessor explicou que ela consiste em traçar as diretrizes da gestão do novo diretor de modo a manter acesa a preocupação de colaborar com os países sobretudo aqueles de língua portuguesa, agregando conhecimento e pessoas tanto do continente africano quanto do Brasil.

Vale ressaltar que o Prof. Fernando Cupertino e a professor Filomena Fortes de Angola são os únicos estrangeiros a comporem o Conselho.

O Conselho do IHMT

É um órgão do IHMT que define as orientações estratégicas e acompanha a política geral do Instituto. Compete-lhe também eleger o Diretor, apreciar a atuação deste e a do Conselho de Gestão e auditar a gestão do IHMT.

Sob proposta do Diretor, cabe ao Conselho, ainda, aprovar o plano de ação para o quadriénio do mandato do Diretor, o plano anual de atividades, a proposta de orçamento e as contas anuais.

Agrupa 15 membros, escolhidos entre doutorados da instituição, um representante dos alunos e cinco individualidades nacionais e estrangeiras externas à UNL e ligadas à investigação, ao ensino, à assistência médica e à cooperação, sobretudo com os estados membros da CPLP.

Assessoria de Comunicação do Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000