Profissionais da saúde recebem certificação em curso de libras e inclusão social

O projeto, pioneiro no estado, certificou 20 servidores do HPS João Lúcio e Hospital da Criança da Zona Leste

O Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio e o Hospital e Pronto-Socorro da Criança-Zona Leste (Joãozinho), unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), certificaram, na sexta-feira (16/12), 20 profissionais da saúde no curso de Língua Brasileira de Sinais. O projeto, pioneiro no estado, vai certificar enfermeiros, psicólogos, médicos, maqueiros, entre outros trabalhadores da unidade.

A cerimônia de certificação tem como objetivo apresentar a toda rede de saúde do Estado os primeiros alunos capacitados no projeto modelo “Inclusão da Língua Brasileira de Sinais na Saúde”, que visa oferecer um atendimento inclusivo e humanizado ao portador de deficiência auditiva que busca assistência nas unidades de saúde.

De acordo com a diretora do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, Liége Ribeiro, a realização do projeto veio da necessidade de os profissionais acolher os pacientes com deficiência auditiva.

“Quando o deficiente auditivo procura uma unidade de saúde, ele acaba encontrando dificuldade em se comunicar, então com a capacitação desses trabalhadores a interação com esse público específico será realizado de forma mais digna e acolhedora”, afirma.

Capacitação

A edição do projeto foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seduc-AM), que designou o professor de Libras, Claudio Saraiva. O curso teve duração de dois meses e meio, com carga horária de 80 horas, que incluíram atividades práticas para os alunos voluntários.

Durante as aulas, os profissionais puderam vivenciar a necessidade de acessibilidade, aprenderam a importância da língua de sinais para o paciente e para humanização do atendimento.

O técnico de enfermagem, Rodrigo Mamede, que participou da capacitação, ressaltou que a partir de agora poderá contribuir com uma assistência mais acessível e integral.

“No decorrer do curso, eu aprendi a importância desse cuidado ao doente surdo, quando ele procura uma unidade de saúde, eu não tinha essa noção de quanto era difícil para um surdo, principalmente quando ele fica doente. Esse curso me ajudou a compreender melhor, entender a situação”, disse o profissional.

Próximos passos   

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPSHU) do HPSC Zona Leste, Lara Castro, conta que com a qualificação dos profissionais, a expectativa é que as unidades se tornem referência no atendimento às pessoas com surdez no estado.

“O que se espera também é que as duas unidades se tornem referências, tanto na capital como no interior, como unidades de saúde que se prepararam para acolher os surdos, quando eles chegarem, nós estaremos preparados para acolhê-los”, contou.

A previsão é abrir novas turmas do curso de Libras no próximo ano e expandir o projeto para outras unidades do estado, ampliando o número de profissionais certificados na rede de saúde do Amazonas.

Fonte: SES/AM

Fotos: Lucas Silva/ Secom