Profissionais de enfermagem recebem capacitação sobre teste do pezinho

Cecília Messias – SES/AC

O teste do pezinho é exigido por lei em todo o Brasil. Com ele é possível descobrir e tratar doenças causadoras de problemas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. O exame, chamado também de triagem neonatal, detecta precocemente doenças metabólicas, hormonais e infecciosas.

Para capacitar os profissionais que atuam nesta área a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal (Nativida), promove uma capacitação, nos dias 9 e 10 – deste mês -, em Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

De acordo com a enfermeira Priscylla Aguiar, coordenadora do Programa de Triagem Neonatal, o evento objetiva qualificar técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam diretamente na coleta do teste do pezinho nas maternidades e unidades básicas de saúde.
Em Cruzeiro do Sul a oficina ocorre na quinta-feira, 9, das 8h às 13h, no auditório da Secretaria de Educação, localizada próximo ao Hotel Suamy. Já em Rio Branco, as atividades serão realizadas no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), ao lado da Igreja Adventista, centro.

A coleta deve ser feita a partir do terceiro dia de vida e não pode ultrapassar o quinto dia. Os recém-nascidos cujas mães são submetidas a parto cesáreo recebem o procedimento no próprio hospital Em caso de parto normal, são orientadas a procurar os Centros de Saúde e Urap’s (Unidade de Referência da Atenção Primária) que dispõe de equipamento e profissionais treinados.

Departamento de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
Governo do Acre
Tel: (68) 3215-2653/ 3215-2646/ 9949-8577
Foto: Internet