Programa “Amazonas Saúde Itinerante” realiza 100 cirurgias em Manicoré

A equipe do programa “Amazonas Saúde Itinerante”, do Governo do Estado, está em Manicoré (distante 333 quilômetros de Manaus) desde segunda-feira (04) e permanece até esta quarta-feira (06), realizando cirurgias de catarata. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a previsão é de que 100 procedimentos cirúrgicos sejam realizados, nos três dias de atendimento. As ações do programa no município tiveram início na semana passada, com a oferta de consultas na área de oftalmologia. “Essas consultas se estenderão até o próximo dia 8”, destacou Alecrim.

As cirurgias de catarata realizadas, este ano, pelo “Amazonas Saúde Itinerante” já passaram por Boca do Acre, Lábrea e Tefé. A oferta de consultas oftalmológicas já beneficiou Pauini e Lábrea. Nos casos em que há prescrição, o programa prevê o fornecimento dos óculos. Quase 1,2 mil pessoas já foram beneficiadas com esse critério. “Os idosos e as crianças em idade escolar são o principal público-alvo das ações do Amazonas Saúde Itinerante, na área de oftalmologia”, destacou Alecrim.

A meta do Governo do Estado para este ano é realizar 8 mil cirurgias de catarata por meio do “Saúde Itinerante”, metade delas nos municípios do interior. Desta forma, o Governo estará ampliando o alcance do programa que, no ano passado, fechou com 5 mil cirurgias oftalmológicas realizadas. No caso das consultas nesta especialidade, o programa deverá atingir a meta de 32 mil atendimentos.

Cirurgias gerais – Outra frente de atuação do “Amazonas Saúde Itinerante”, a realização de cirurgia geral também está avançando no interior do Estado. A atividade já ocorreu no município de Iranbuda e, no último domingo, foi concluída em Jutaí. De acordo com Wilson Alecrim, neste município da região do Alto Solimões, as ações incluíram a oferta de consultas médicas na especialidade de pediatria e a realização de cirurgias eletivas de baixa e média complexidade. “Foram realizadas quase 150 consultas em pediatria e, aproximadamente, 50 cirurgias gerais”, disse o secretário.

Nos dias 8 e 22 deste mês, será a vez dos municípios de Carauari e Manicoré, respectivamente, receberam a programação de cirurgia geral do “Amazonas Saúde Itinerante”. A meta do programa para este ano é realizar 1,4 mil cirurgias, nas mais diversas especialidades. “O planejamento atende à orientação do governador Omar Aziz, de ampliar a oferta de serviços em saúde, para a população do interior do Estado”, disse o secretário.

Secretaria de Estado de Saúde – SUSAM
Três Comunicação – trescom.am@gmail.com
( 3651-7126 / 3651-8568 / 9116-3591/8409-2926
Comunicação Susam – comunicação@saude.am.gov.br
( 3643-6327 / 9995-1310
twitter: @saudeamazonas
Facebook: Saude Amazonas

Foto – Susam