Programa de Saúde Coletiva da UFES exibe documentário “Vozes da Integralidade”

Tânia - IcictIntegralidade em Saúde. Princípio que, com a universalidade e a equidade, forma a base do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi prioridade do Movimento da Reforma Sanitária desde meados de 1980, e nas lutas que culminaram na Constituição de 1988, que garantiu saúde como um direito de todos.

Mas, e a integralidade como princípio e eixo articulador de projetos pedagógicos voltados para a formação de profissionais da saúde e de atuação de diferentes instituições de ensino junto aos diversificados serviços de saúde, é possível?

Questões como essa são abordadas no documentário “Vozes da Integralidade”, que será exibido pelo Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva da UFES, na próxima terça-feira (07/10), às 12h. O documentário foi produzido pela VideoSaúde Distribuidora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O documentário, inédito no Espírito Santo, dirigido por Sergio Brito, é um alento para os que acreditam e trabalham pelo fortalecimento e consolidação do SUS. Nele, é possível ouvir uma polifonia de sotaques presentes nas falas/entrevistas de professores, alunos, gestores e profissionais de saúde, que desenvolvem experiências inovadoras de ensino-aprendizagem na área de saúde.

Fundamentando-se no princípio da integralidade, as experiências relatadas estreitam os laços entre o ensino e serviços de saúde, reorientando a formação dos profissionais, antevendo uma Escola/Universidade integrada aos serviços públicos de saúde, visto como um dos caminhos certos para que o SUS consiga responder às necessidades concretas da população brasileira, atendendo o usuário de forma humanizada e integral.

Além disso, como aponta o documentarista Sergio Brito: “É fundamental, neste momento, reforçar o debate sobre o SUS e tudo que nele está implicado e o impacta, especialmente a área da educação/formação profissional em saúde. Afinal, o Sistema Único de Saúde, além de operar e garantir a saúde como direito de todo cidadão, é a política pública mais pública que existe no país”.

A exibição do documentário é uma realização do Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva, coordenado pelos professores Adauto Emmerich e Edson Theodoro, e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. O Laboratório, vinculado ao Programa de Saúde Coletiva da UFES, visa fomentar a elaboração de projetos em Saúde Coletiva voltados para o estado do Espírito Santo, além de auxiliar profissionais de saúde ou de áreas afins vinculados às instituições de ensino e de gestão pública na elaboração de projetos na área de Saúde Coletiva.

Após a exibição do documentário, haverá debate com o diretor Sergio Brito.

O evento é aberto ao público, tem entrada gratuita e não é necessário inscrição.

 

Serviço: Direção: Sergio Brito

Data: 07/10/2014

Horário: 12h

Local: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva –  Campus Maruípe/UFES
Sobre a VideoSaúde Distribuidora: http://www.icict.fiocruz.br/content/videosaude-distribuidora-da-fiocruz-1

Sinopse: “Vozes da Integralidade” é um documentário realizado a partir das falas de alunos, egressos, professores, pesquisadores, gestores de serviços, gestores educacionais e usuários. O filme aborda diversas experiências no campo da formação universitária – graduação – de diferentes cursos e instituições de ensino que têm a integralidade como princípio articulador de seus projetos pedagógicos e de atuação junto aos diferentes serviços de saúde compreendidos não somente como campo de prática, mas, sobretudo, como cenário de construção de saberes compartilhados.

 

Ficha Técnica

VOZES DA INTEGRALIDADE, 52 min.

Direção: Sergio Brito

Roteiro: Sergio Brito, Tania Santos, Gislaine Lima

Fotografia/Camera: Pauliran Freitas

Áudio: Gilson Machado

Fotos adicionais: Gilson Machado e Tania Santos

Produção: Roseni Pinheiro e Tania Santos

Coordenação Projeto: Roseni Pinheiro e Ricardo Ceccim

Realização: LAPPIS/IMS-UERJ; VIDEOSAÚDE/ICICT-FIOCRUZ

 

Contato: Sergio Brito

Tel: (27) 996494830