Programa Opera Acre reduz filas e tempo de espera na Saúde do Estado

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), tem demonstrado seu compromisso em atender às necessidades dos pacientes e aprimorar os serviços médicos em todo o estado. Uma das iniciativas que têm se destacado é o Programa Opera Acre, um esforço dedicado a reduzir o tempo de espera e diminuir as filas reprimidas na área da saúde. Nesta semana, o programa realizou uma série de cirurgias em diferentes regiões do estado.

Cirurgias de Proctologia, no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard. Foto: Cedida.

No Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, entre os dias 13 e 14, quarta e quinta-feira, foram realizadas 20 cirurgias de Proctologia, com mais dez cirurgias agendadas para este sábado, 16. Em Plácido de Castro, no Hospital Manoel Marinho Monte, a previsão é que entre sábado e domingo, 16 e 17, sejam realizadas 40 cirurgias gerais, contribuindo significativamente para reduzir a demanda reprimida por procedimentos médicos na região.

Hospital Manoel Marinho Monte, em, Plácido de Castro. Foto: Cedida.

Além disso,  no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá (HMCJ), em Cruzeiro do Sul, estão sendo realizadas dez cirurgias ginecológicas neste sábado, 16, oferecendo às mulheres da região acesso a procedimentos essenciais para sua saúde. Totalizando nas duas regionais 80 procedimentos cirúrgicos, somente nesta semana.

Secretário de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Marcos Vicentti/Secom

De acordo com o titular da pasta, Pedro Pascoal, o Programa Opera Acre é um compromisso sólido com a saúde e bem-estar dos acreanos. “Estamos focados em não apenas reduzir filas, mas também em garantir que cada pessoa receba a atenção médica de que necessita. Este programa é parte fundamental de nossos esforços para fortalecer o sistema de saúde do estado e proporcionar uma vida melhor para nossa comunidade”, destacou.

Estão sendo realizadas cirurgias proctológicas e ginecológicas neste fim de semana. Foto: cedida

O Programa Opera Acre tem se mostrado uma importante iniciativa do governo estadual para otimizar o atendimento na área da saúde, com procedimentos especializados, proporcionando tratamento adequado e oportuno para os cidadãos acreanos. Com a realização dessas cirurgias, espera-se não apenas a redução das filas de espera, mas também uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes beneficiados por essa iniciativa.

A chefe da Regulação de Cirurgias da Sesacre, Shirley Nascimento. Foto: Odair Leal/Sesacre.

“Ano passado tivemos resultados positivos, com 12 mil cirurgias eletivas realizadas. Para este ano, nossa meta é expandir ainda mais os serviços ampliando as ações nos municípios”, ressaltou a chefe de regulação de cirurgias da Sesacre, Shirley Nascimento.

O programa tem desempenhado um papel crucial no avanço da Saúde do Estado, atuando com foco em cirurgias eletivas em diversas especialidades médicas, como ginecologia, proctologia, cirurgias gerais, de cabeça e pescoço, cardiológicas, entre outras. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o Acre possui a maior taxa de expansão de cirurgias eletivas entre todas as unidades da federação.

Fonte: SES/Acre