O Projeto de Enfrentamento à Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito ℮-TRANSITAR é fruto da adesão dos secretários estaduais de saúde ao projeto do CONASS, aprovado por sua assembleia geral, que tem como objetivos:

  • Apoiar as secretarias estaduais de saúde na implantação e/ou fortalecimento do Programa Estadual Vida no Trânsito(PVT);
  • Apoiar a construção e/ou fortalecimento do Plano de Ação Estadual de Enfrentamento à Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito:  ℮-TRANSITAR e
  • Potencializar os instrumentos de gestão, propiciando maior eficiência na gestão dos agravos e das situações vinculadas aos acidentes de trânsito.

O presente projeto foi lançado em meados de 2019, com adesão inicial de 15 estados do AC, TO, DF, MT, MS, BA, MA, PE, PI, PB, RN, SE, SP, ES e RS.

Desde de junho de 2020, as atividades do Projeto vêm sendo desenvolvidas por web-reuniões temáticas, fortalecendo portanto uma rede de cooperação horizontal entre os coordenadores e equipes estaduais.

Este espaço é destinado ao compartilhamento da agenda e das ações das 15 Secretarias que compõem o projeto.



Paraíba – Projeto e-Transitar: Ações estratégicas desenvolvidas no ano de 2020
e-Transitar/PB |

A coordenadora estadual do Programa Vida no Trânsito (PVT) da Paraíba, Gerlane Carvalho, participou no dia 21 de setembro de 2020, da programação da Semana Nacional de Trânsito, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), através de uma live que abordou a temática da “Vulnerabilidade e fragilidade no trânsito: registros e relatos de Leia Mais..

Mato Grosso – Projeto e-Transitar: Comitê Intersetorial realiza evento online para discutir trânsito seguro
e-Transitar/MT |

Devido à pandemia, o evento será virtual e transmitido nesta sexta-feira (18) e na próxima segunda-feira (21), das 14h30 às 17h30, pelo canal no Youtube da Escola de Saúde Pública   O Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), realiza nesta sexta-feira (18.09) e na próxima segunda-feira (21.09), das 14h30 às 17h30, Leia Mais..

Piauí – Projeto e-Transitar: Ações estratégicas desenvolvidas no ano de 2020
e-Transitar/PI |

✓ Participação de Webinar em parceria com a UFPI (Maio Amarelo 2020); ✓ Elaboração de Nota Técnica para municípios (Maio Amarelo); ✓ Reunião técnica online para edição de vídeo sobre o Maio Amarelo; ✓ Reunião técnica online – programação da Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de Setembro); ✓ Realização de live nas escolas Leia Mais..

Pernambuco – e-Transitar: Ações de vigilância e enfrentamento aos acidentes de transporte terrestre da SES
e-Transitar/PE |

Compreendendo os acidentes de transporte terrestre (ATT) como problema de saúde pública, sua magnitude no cenário atual de morbimortalidade da população e que demanda do poder público o desenvolvimento de intervenções para o seu enfrentamento, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) tem estruturado suas ações por meio da Vigilância Epidemiológica de Acidentes de Transporte Terrestre, Leia Mais..

Sergipe – Projeto e-Transitar: Ações estratégicas desenvolvidas no ano de 2020
e-Transitar/SE |

No ano de 2020 o Programa de Vida no Trânsito (PVT) junto a parceiros desenvolveram eventos e ações em prol da redução da morbimortalidade por acidentes e violências, promoção da saúde e cultura de paz. Iniciando as ações, em fevereiro, aconteceu a blitz educativa junto ao SAMU, com o propósito de orientar e educar os Leia Mais..

Tocantins – Projeto e-Transitar: Ações estratégicas desenvolvidas no ano de 2020
e-Transitar/TO |

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins por meio da Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis realizou em março de 2020, uma oficina no município de Dianópolis – TO para a expansão do Programa Vida no Trânsito (PVT). O objetivo da oficina foi reunir a rede intersetorial de segurança viária e Leia Mais..

São Paulo – Projeto e-Transitar: Enfrentamento da morbimortalidade no Trânsito pelo Núcleo de Vigilância de Violências e Acidentes da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica de DANT da Divisão de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da SES no ano de 2020
e-Transitar/SP |

Contextualização Em dezembro de 2020, a Divisão de Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo foi reestruturada, passando a contar com um Núcleo específico para a Vigilância de Violências e Acidentes (Núcleo VIVA) vinculado à Leia Mais..

Distrito Federal – Projeto e-Transitar: Ações estratégicas desenvolvidas no ano de 2020
e-Transitar/DF |

Este informativo, da área técnica de Prevenção de Acidentes da Gerência de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde – GVDANTPS/DIVEP/SVS/SES/DF, é uma apresentação das ações estratégias desenvolvidas no ano de 2020, incluindo: reuniões, eventos, agendas e pautas em conformidade com a Programação Anual de Saúde – PAS – SVS/SESDF que teve Leia Mais..

Rio Grande do Norte – Projeto e-Transitar: Ações estratégicas desenvolvidas no ano de 2020
e-Transitar/RN |

Maio Amarelo – concurso “amigos do trânsito” Consistiu na promoção de um concurso entre crianças de 07 a 12 anos de idade, no qual gravaram-se vídeos falando sobre o que elas fariam para reduzir os acidentes de trânsito do seu município. A vencedora ganhou um Tablet e materiais educativos sobre o trânsito. Maio – Ação na Leia Mais..

Maranhão – Projeto e-Transitar: Ações estratégicas desenvolvidas no ano de 2020
e-Transitar/MA |

Elaborado o Decreto para instituição do Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito que tem como propostas reduzir as lesões, óbitos e sequelas por acidentes de transporte terrestre-ATT nas 19 Regiões de Saúde do Maranhão. Dia 28 de setembro de 2020 foi realizada reunião técnica para construção dos indicadores relacionados ao monitoramento dos ATT e Leia Mais..

Acre – Projeto e-Transitar: Ações estratégicas desenvolvidas em 2020
e-Transitar/AC |

O Governo do Estado do Acre, através da Secretaria Estadual de Saúde/SESACRE, implantou no ano de 2012 o Programa  Vida No Trânsito-PVT que visa a prevenção de acidentes de transporte  terrestre-ATT  graves e fatais, utilizando informações qualificadas em parceria com diversas instituições e setores, dentre eles o Departamento Estadual de Trânsito/DETRAN-ACRE. As formalizações das parcerias Leia Mais..

Mato Grosso do Sul – Projeto e-Transitar: Ações estratégicas desenvolvidas no ano de 2020
e-Transitar/MS |

No mês de março em virtude da pandemia foi elaborado vídeo com cuidados de prevenção para entregadores para evitar a contaminação do COVID-19, através d do Direção Viva que é uma ferramenta do Detran-MS que de forma clara e objetiva tem como o intuito principal de deixar o usuário informado, com dicas de segurança, de Leia Mais..

<-Voltar