Proposta do CONASS para reestruturação da Assistência Farmacêutica nas SES é tema de reunião em Brasília

assistencia_farmaceuticaA proposta do CONASS para a estruturação da Assistência Farmacêutica na Secretarias Estaduais de Saúde (SES) foi um dos temas da reunião da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica do Conselho que acontece nesta terça-feira (13) em Brasília.

O coordenador técnico do CONASS, René Santos, apresentou aos assessores técnicos dos estados o Programa de Apoio do CONASS às Secretarias Estaduais de Saúde, cujo objetivo é apoiar as secretarias na gestão do SUS em vários aspectos da administração e da gestão. “Foram definidas sete áreas temáticas de atuação e a Assistência Farmacêutica foi uma delas”, disse o coordenador.

Ele explicou que serão realizadas oficinas de capacitação para apoiar a estruturação da área com temas relacionados a três blocos temáticos: redes de atenção à saúde e cuidado farmacêutico; planejamento, financiamento e gestão da assistência farmacêutica; e organização e estruturação da assistência farmacêutica no âmbito do SUS. “A ideia é debatermos neste fórum essa proposta do CONASS para iniciarmos essas oficinas no ano que vem, concluindo-as no primeiro semestre de 2017 para, no segundo semestre, trabalharmos especificamente a questão do cuidado farmacêutico”.

As oficinas serão realizadas tanto presencialmente com a participação dos assessores técnicos da SES que são membros titulares da CTAF, sendo também transmitidas por meio de videoconferências nas quais as equipes estaduais também poderão participar como ouvintes, como também à distância com a participação das equipes técnicas das SES que atuam na área da Assistência Farmacêutica, de modo a contemplar todos os atores envolvidos.