Publicação homenageia professora e pesquisadora Zulmira Hartz

Lançamento do livro contou com a participação de autores, organizadores, e parceiros do Conass e do IHMT

Foi lançado virtualmente na manhã desta sexta (30) o livro Zulmira Hartz: inovação, humanidade e dinamismo na pesquisa, no ensino, na gestão e na avaliação em saúde, da Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde (Leiass), fruto da parceria entre o Conass e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT), por meio da qual as instituições buscam ampliar intercâmbios e cooperação a fim de difundir conhecimento e evidências produzidos em língua portuguesa.

O lançamento contou com a participação de autores, organizadores e parceiros, como Filomeno Fortes (IHMT), Nísia Trindade e Marly Cruz (Fiocruz), Remy Trudel (Colufras), Eronildo Felisberto e Paulo Ferrinho, além do secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, e do coordenador técnico e assessor de Assuntos Internacionais, Fernando Cupertino. Diversos acadêmicos, pesquisadores e personalidades do Quebec, do Brasil e de Portugal participaram da transmissão do lançamento no canal do Conass no Youtube.

Jurandi Frutuoso enalteceu a solidez e força da antiga parceria entre o Conass, o IHM e a Colufras (Conferência Luso-Francófona de Saúde) e a união de esforço para o lançamento do sétimo volume da linha editorial Leiass. “Este livro presta um merecido tributo ao trabalho da professora Zulmira e sua contribuição com a saúde e com a ciência”, reforçou. Frutuoso anunciou a professora Zulmira Hartz como Editora Emérita da Leiass.

Hartz agradeceu aos colegas autores e organizadores do livro e reiterou a importância da parceira entre Conass e IHMT. “Que expectativas se pode ter da avaliação se seu objetivo é, em última instância, contribuir para a melhoria das condições sociais. Qual avaliador tem a presença de espírito e a audácia de questionar nosso impacto no meio ambiente quando solicitado a avaliar uma intervenção? As pegadas ambientais nos perseguem, mas nós vamos com ela. Temos que dar esse passo.”, destacou em sua fala que remete ao primeiro capítulo do livro.

Professora Doutora Zulmira Hartz

Fernando Cupertino agradeceu a participação de todos e as manifestações de carinho de colegas, amigos e admiradores. “Nas diversas oportunidades que estive com Zulmira, sempre tive a impressão de que ela encarnava bem o espírito de Francisco de Assis, que disse aos seus companheiros: ‘vamos trabalhar, porque até agora nada fizemos’. O que ela faz é um estímulo para nós, principalmente em momentos de dificuldades como o que vivemos. Precisamos seguir em frente com você, Zulmira, ao nosso lado”.

O livro Zulmira Hartz: inovação, humanidade e dinamismo na pesquisa, no ensino, na gestão e na avaliação em saúde, assim como os demais volumes da linha editorial Leiass estão disponíveis gratuitamente na Biblioteca Digital do Conass: https://www.conass.org.br/biblioteca.

_________________

Ascom Conass

ascom@conass.org.br