Publicados os primeiros editais Pró-Residência para APS

O programa tem como objetivo incentivar a formação de especialistas em Saúde da Família para fortalecer a Atenção Primária à Saúde

A Atenção Primária à Saúde (APS) ganha reforço com a concessão de bolsas para o Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas, o Pró-Residência. O Edital nº 1 traz as especificações para formação em Medicina de Família e Comunidade. Também está aberto o edital para Residência Multiprofissional em Saúde.

Podem concorrer aos editais instituições públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal e as privadas sem fins lucrativos. O período de inscrição será até 31 de janeiro de 2020, exclusivamente por meio do site: http://sigresidencias.saude.gov.br. O resultado da seleção será publicado no Diário Oficial da União (DOU), a partir do dia 10 de fevereiro de 2020.

Uma das estratégias da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) é desenvolver projetos de formação e provimento de profissionais para a APS, prioritariamente para a Estratégia Saúde da Família. O objetivo de investir em formação de especialistas na modalidade residência médica e de outros profissionais da área da saúde é fortalecer da Atenção Primária e qualificar ainda mais o atendimento destinado à população. Para as duas residências, o financiamento das bolsas será ao longo de todo o programa, dois anos.

Acesse os editais para mais informações
Edital nº 1 – Residência Medicina da Família e Comunidade
Edital nº 2 – Residência Multiprofissional em saúde

Fonte: Saps/MS