Rede Cieges

O trabalho desenvolvido pelo Cieges foi apresentado na 1ª Assembleia dos Secretários, junto aos novos gestores do ciclo 2023–2026. A partir da demanda dos secretários, o Conass apoiou a organização dos Cieges estaduais e a construção da Rede de Centros de Inteligência Estaduais, voltada à qualificação da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a criação da Rede Estadual, foram realizadas oficinas nas Secretarias Estaduais de Saúde (SES). O objetivo foi alinhar entendimentos sobre a importância dos centros de inteligência locais, com a participação de secretários, gestores e equipes técnicas. Nessas oficinas, foram discutidas temáticas previamente pactuadas com cada estado.

O processo incluiu o alinhamento conceitual dos Centros de Inteligência, a disponibilização de painéis de monitoramento e do banco de dados do Conass, além da definição de prioridades locais. Também foram apoiadas ações como a criação de repositórios estaduais, a integração e visualização de dados, a elaboração de painéis estratégicos, análises georreferenciadas, a identificação de boas práticas e o fortalecimento de recursos humanos. Atualmente, 17 estados já formalizaram a constituição dos Cieges Estaduais.

Explore o mapa ao lado e clique nos estados apra conheceer os Cieges, suas iniciativas e como a Rede vem fortalecendo a gestão do SUS em todo o país.

Cieges Amazonas
Cieges Bahia
Cieges Distrito Federal
Cieges Espírito Santo
Cieges Maranhão
Cieges Mato Grosso do Sul
Cieges Minas Gerais
Cieges Paraná
Cieges Paraíba
Cieges Pernambuco (CISPE)
Cieges Piauí
Cieges Rio de Janeiro
Cieges São Paulo