Rede Cieges
O trabalho desenvolvido pelo Cieges foi apresentado na 1ª Assembleia dos Secretários, junto aos novos gestores do ciclo 2023–2026. A partir da demanda dos secretários, o Conass apoiou a organização dos Cieges estaduais e a construção da Rede de Centros de Inteligência Estaduais, voltada à qualificação da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a criação da Rede Estadual, foram realizadas oficinas nas Secretarias Estaduais de Saúde (SES). O objetivo foi alinhar entendimentos sobre a importância dos centros de inteligência locais, com a participação de secretários, gestores e equipes técnicas. Nessas oficinas, foram discutidas temáticas previamente pactuadas com cada estado.
O processo incluiu o alinhamento conceitual dos Centros de Inteligência, a disponibilização de painéis de monitoramento e do banco de dados do Conass, além da definição de prioridades locais. Também foram apoiadas ações como a criação de repositórios estaduais, a integração e visualização de dados, a elaboração de painéis estratégicos, análises georreferenciadas, a identificação de boas práticas e o fortalecimento de recursos humanos. Atualmente, 17 estados já formalizaram a constituição dos Cieges Estaduais.
Explore o mapa ao lado e clique nos estados apra conheceer os Cieges, suas iniciativas e como a Rede vem fortalecendo a gestão do SUS em todo o país.