Rede Cieges apoia construção de Centro de Inteligência na SES/CE

No dia 05 de fevereiro, Sandro Terabe e Felipe Ferré, assessores técnicos do Conass, realizaram na Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (SES/CE), uma oficina do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges), para a construção do Centro de Inteligência da SES. O encontro teve como objetivo apoiar os gestores na tomada de decisão em tempo oportuno. Participaram representantes das subsecretarias, assessores do gabinete e referências técnicas.

Para a secretária de Saúde, Tânia Mara Coelho, a iniciativa é importante porque, por meio de dados fidedignos e confiáveis, o gestor tem segurança para se embasar e estabelecer políticas de saúde, além de poder monitorar os indicadores e construir um planejamento adequado. “Cada vez mais estamos investindo em inovação e tecnologia, pois entendemos ser fundamental, não só atualizar nossos profissionais, mas também o nosso próprio atendimento. Pretendemos estabelecer novos rumos para a saúde do nosso estado”, ressaltou.

“O estado do Ceará tem uma longa experiência no monitoramento e análise dos dados da saúde, principalmente nos recortes regionais, o que agiliza o processo de organização para a criação do Centro de Inteligência estadual”, destacou Sandro Terabe, assessor técnico do Conass.

Após este primeiro encontro, os encaminhamentos da reunião apontaram a revisão, pela SES/CE, de 113 painéis que ficarão ativos até o final de abril deste ano, a construção de um painel estratégico sinalizador e a discussão de um projeto de Educação Permanente para os técnicos da secretaria com o objetivo de fortalecer o Centro de Inteligência.<

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000