Redecoesp: inovação e integração simbolizam o papel da rede

 

Um momento de celebração. Esse foi o principal sentimento da cerimônia de lançamento do Portal Redecoesp – Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública. O evento foi realizado em reunião virtual aberta da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Conass (CTGTES), coordenada por Haroldo Pontes, assessor técnico do Conass e coordenador da CTGTES.

O evento contou com a participação do presidente do Conass, dos membros da CTGTES, dos diretores, equipes e colaboradores das EESP, além de convidados.

Nésio Fernandes, presidente do Conass, ressaltou a importância da inovação, do desenvolvimento tecnológico e da formação de recursos humanos para o constante desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essas duas agendas, do desenvolvimento tecnológico e da formação são estruturantes no sistema de saúde. Se não conseguirmos dar conta dessas duas dimensões, podemos investir milhões, e ainda assim não teremos um sistema de saúde com as características de universalidade, integralidade e equidade garantidas no nosso País”, afirmou.

Para o presidente do Conass, as estratégias de educação permanente, de formação de recursos humanos são fundamentais para melhorar a qualidade e organização da rede de serviços do SUS.

Haroldo Pontes destacou que a Redecoesp é fruto do trabalho que foi desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo Conass, com a participação dos membros da CTGTES, com o objetivo de apoiar o fortalecimento e a ampliação das escolas de saúde pública vinculadas às Secretarias Estaduais de Saúde (SES).

“Nós sempre trabalhamos com um conceito amplo de escolas de saúde pública, muitas delas não têm esse nome, mas desenvolvem ações de educação e saúde e são vinculadas às SES. Esse é um dos pressupostos: estar vinculada à SES e desenvolver ações de educação e saúde”, disse.

 

Funcionalidades do portal

 

 

A apresentação das funcionalidades do portal foi feita pelo gerente da Assessoria de Comunicação do Conass, Marcus Carvalho, que apresentou a interface e os três eixos temáticos do portal: o diretório das escolas, a biblioteca de gestão na educação da saúde e o ambiente virtual de acesso restrito às EESP.

Sobre o ambiente virtual, Carvalho ressaltou que a ferramenta traz uma inovação no processo de colaboração e troca de informações e pode ser utilizada, tanto pela direção, quanto pelas equipes técnicas e pedagógicas das EESP.

“Por meio do ambiente virtual, buscamos aproximar as escolas para resolver problemas em comum ou desenvolver soluções de forma colaborativa, que é o pressuposto fundamental da rede”, destacou.

O gerente da Ascom ressaltou que o ambiente virtual é uma ferramenta que pode ajudar não apenas a direção das escolas, mas também as equipes a encontrar soluções para problemas técnicos de várias áreas como tecnologia da informação, recursos humanos, financeiro e gestão de contratos, por exemplo. “É um ambiente seguro para ajuda mútua, compartilhamento de informações e construção conjunta de soluções”, explicou.

 

Educação Permanente e Educação na Saúde

 

 

O evento contou ainda com a participação de três nomes de destaque na área de educação permanente e educação na saúde: Tânia Celeste Nunes, Monica Padilla e Janete Castro.

Tânia Celeste Nunes, professora e pesquisadora na área de educação, formação em saúde e gestão de recursos humanos, destacou o importante papel de Izabel dos Santos na luta pela educação profissional em saúde. “Izabel dos Santos propagou a importância das escolas de saúde pública na estruturação dos sistemas de saúde, muito antes da criação do SUS”, analisou.

Para Tânia Celeste, o portal Redecoesp não se trata apenas de uma tecnologia, mas sim de uma ferramenta muito bem pensada para impulsionar movimentos e projetos no âmbito da educação.

“É do movimento que nasce a inovação e nos permite estarmos atentos, ouvir os anseios dos diversos atores e da população. Os instrumentos tecnológicos devem ser utilizados para fortalecer a educação e a capacitação profissional”, defendeu.

Por sua vez, Monica Padilla, da OPAS/OMS, afirmou que o Conass é um espaço de gestão da política que pode garantir a existência e o pleno desenvolvimento do SUS.

Padilla ressaltou que a CTGTES se debruça sobre questões estratégicas e uma delas é a importância do conhecimento e da capacitação como instrumentos de mudanças.

“As EESP foram pensadas como parte integrante do mecanismo de governo dos estados, agentes ativos na produção de conhecimento, não apenas na criação de cursos, mas fundamentalmente, como ferramentas para atender às demandas dos estados e utilizar o conhecimento e a capacitação como instrumento de mudança”, enfatizou.

Janete Castro, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e idealizadora do Mestrado em Gestão do Trabalho e Educação da Saúde dessa universidade, ressaltou a importância do trabalho que o Conass, por meio da CTGTES realizou na organização da Redecoesp.

A docente chamou a atenção para o caráter colaborativo da Redecoesp e os grandes desafios que se apresentam para um trabalho em rede.

“Este portal será um terreno fértil para semearmos novas ideias e buscarmos alternativas e soluções”, comemorou.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000