Reestruturação do acesso à Atenção Primária à Saúde é tema de reunião entre ICEPi e municípios

A reestruturação do acesso à Atenção Primária à Saúde (APS) no Espírito Santo foi o tema da reunião entre representantes da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação (ICEPi), e dos 11 municípios com mais de 70 mil habitantes.

Secretários e gestores da Saúde de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória participaram do evento, realizado na última sexta-feira (13), na Sesa, em Vitória, assim como membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O secretário de Estado da Saúde e presidente do Conass Sudeste, Nésio Fernandes, participou da reunião. “Nós temos aqui no Estado um contexto de foco e de estímulo à atenção primária”, disse.

Já o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, destacou a importância da ação. “O importante é ter um alinhamento entre a equipe do instituto e a equipe de gestão local no município, para que possam organizar o processo de trabalho. Essa cooperação fortalece o trabalho de todos”, afirmou.

A reestruturação e o alinhamento fazem parte do trabalho integrado com os programas de Residência Médica e Multiprofissional e de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) junto aos municípios capixabas.

Os facilitadores de Planificação da Atenção à Saúde do Conass, Eliane Chomatas e Wagner Fulgêncio Elias, contribuíram no evento para organizar o acesso à Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS), por meio da qualificação dos macroprocessos da APS, de forma integrada com a Atenção Especializada (AE) e Atenção Hospitalar (AH).

 “Esse momento foi importante, porque tivemos um alinhamento geral de todos os participantes e para pensar nas agendas dos gestores juntos à Sesa. Depois desse momento, detalharemos um cronograma de ação, entendendo à realidade e à estrutura de cada município”, disse Eliane Chomatas.

“O ICEPi tem um papel importantíssimo por conta da atuação na formação com os profissionais. Por isso, é importante termos esse alinhamento sempre”, ressaltou o secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Luis Follador.

 O Conass

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público e que congrega os secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, enquanto gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) dos Estados e do Distrito Federal. Os principais objetivos do Conass são fortalecer as secretarias, torná-las mais participativas na reconstrução do setor saúde e representá-las politicamente.

Fonte: SES/ES

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br