Regional de Montes Claros realiza 4º ciclo de oficinas do Projeto Saúde em Rede

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora iniciaram nesta terça-feira, 24 de maio, o quarto ciclo de oficinas do Projeto Saúde em Rede. As atividades prosseguem até sexta-feira, dia 27, com a participação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e secretarias de saúde das cidades pertencentes às microrregiões de Saúde de Taiobeiras, Salinas, Pirapora e Bocaiúva/Francisco Sá/Montes Claros/Coração de Jesus.

No quarto ciclo de oficinas, profissionais de saúde dos municípios estão trabalhando temas relativos à (re)organização dos processos e serviços de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e da Atenção Primária à Saúde (APS). Entre os temas abordados estão a classificação de risco de pacientes; organização de prontuários; acolhimento e ambiência nas unidades de Atenção Ambulatorial Especializada.

 As referências técnicas da Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, Marta Raquel Mendes Vieira, Renata Fiúza Damasceno e Ludmila Martins Ferraz, explicam que o quarto ciclo de oficinas do Projeto Saúde em Rede tem como foco avaliar com os profissionais dos municípios as formas de regulação do acesso da população aos serviços de atenção ambulatorial especializados, além da análise de como têm sido realizadas as visitas domiciliares por parte dos agentes comunitários de saúde, compreendendo a classificação de risco familiar. Além disso, também estão sendo analisadas as características do trabalho em equipe nos serviços de atenção ambulatorial especializada.

As oficinas iniciadas em janeiro deste ano objetivam a formação de tutores que vão atuar junto com os municípios na estruturação das redes de atenção à saúde, com foco na transformação do atual modelo hierárquico, que tem os hospitais como centros dos atendimentos, para dar lugar à gestão integrativa. Nesse novo modelo, os serviços de atenção primária dos municípios passarão a ser os ordenadores dos cuidados em saúde.

O Projeto Saúde em Rede foi iniciado em 2019 numa etapa piloto com 29 municípios do Vale do Jequitinhonha. A iniciativa contou com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e do Hospital Israelita Albert Einstein.

Como resultados, esperam-se a realização de consultas especializadas mais resolutivas; menos filas para atendimento das demandas da população; maior satisfação dos usuários com os serviços de atenção primária em saúde; redução de internações hospitalares e atendimento no modelo de atenção às condições crônicas. A metodologia é estruturada em oito ciclos temáticos, com 11 oficinas tutoriais e seis workshops de alinhamento conceitual.

Por Pedro Ricardo

Fonte: SES/MG