Representação da OMS/África manifesta interesse em colaboração do Conass para desenvolvimento de projetos de apoio aos países africanos

Fernando Cupertino e assessoras da representação da OMS na África

O assessor para Relações Internacionais do Conass, Prof. Fernando Cupertino, reuniu-se nesta semana, em Lisboa/Portugal, com a diretora regional da Organização Mundial de Saúde na África, Matshidiso Moeti, e sua equipe, para tratar de um possível apoio do Conass no desenvolvimento de projetos aos países africanos, não apenas àqueles de língua portuguesa, mas também a todos que assim desejarem.

Cupertino destacou que a diretora demonstrou grande interesse em receber a contribuição do Conass nestes países nas mais diversas áreas. “Durante o encontro ficou clara a vontade deles em contar com nosso apoio em questões relacionadas à gestão e planejamento, mas principalmente na organização da Atenção Primária à Saúde.

A expectativa, segundo o professor, é que seja feito um convite ao Conass para uma visita a Brazzaville na República do Congo, para a apresentação do Projeto do Conass para a Planificação da Atenção à Saúde. “Possivelmente vamos organizar também uma missão aos países africanos interessados em conhecer essa experiência no Brasil”, concluiu.

Fernando Cupertino em reunião com Secretariado Executivo da CPLP

Fernando Cupertino está em Lisboa onde participa de uma série de compromissos entre eles, uma reunião com o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e representantes do governo de Moçambique com as comissões temáticas sobre as ações que possam minimizar o sofrimento da população moçambicana após o ciclone que atingiu o país. Cupertino ofereceu os recursos humanos especializados das secretarias estaduais de saúde para compor a força de trabalho na organização das estratégias de vacinação emergencial e dos cuidados à saúde da população atingida. O assessor para Relações Internacionais do Conass é coordenador da Comissão Temática da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional dos Observadores Consultivos da CPLP, na qualidade de representante do Conass.

O assessor do Conass também participa do 3° Encontro luso-brasileiro de avaliação em saúde, que acontece como parte das atividades do 5º Congresso Nacional de Medicina Tropical. Nesta sexta-feira, 12, ele coordenará duas mesas redondas cujos temas são: Parcerias para a saúde Global e Planejamento Sustentável em Saúde.

Assessoria de Comunicação do Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000