Representantes da Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) participaram, na terça (21) e quarta-feira (22), em Brasília, do Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais de Vigilância Sanitária promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Piauí foi representado pela diretora da Divisa, Tatiana Chaves, e pela gerente de Controle de Produtos e Serviços da Vigilância estadual, Patrícia Monteiro.

Os avanços e os desafios da gestão das ações da vigilância sanitária no Brasil foram discutidos no primeiro dia de atividades do encontroO evento contou com apresentações sobre temas como organização, planejamento, financiamento e promoção de ações estratégicas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), cuja coordenação é exercida pela Anvisa.

Os participantes tiveram acesso a um panorama geral dos temas apresentados pelos expositores. Durante as atividades, destacou-se a importância da priorização da atuação, a partir de conceitos e requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e do Gerenciamento do Risco Sanitário.

Entre os itens da programação, uma das novidades foi a apresentação do processo de construção e as finalidades de uma ferramenta de gestão chamada de Conjunto Mínimo de Dados em Vigilância Sanitária (CMD-Visa), cujo objetivo é organizar, integrar e disponibilizar informações estratégicas no âmbito do SNVS.

Para a Anvisa, o encontro contribuiu para a discussão qualificada dos avanços e desafios da vigilância sanitária em todo o país, constituindo-se em espaço essencial de diálogo com os gestores estaduais das visas, parceiros como o  Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), promovendo a cooperação e a troca de informações entre os entes do SNVS.

Fonte: Ascom Sesapi