A secretaria de saúde do Rio de Janeiro lançou ontem (10), o primeiro Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (Negesp), do País.
A criação do núcleo é fruto de um Projeto do Conass para melhorar a segurança do paciente. “Com a criação do Negesp, reafirmamos nosso compromisso com uma saúde cada vez mais segura e de qualidade para toda a população”, disse Claudia Mello, secretária de saúde do Rio de Janeiro. Claudia afirmou também que esse é mais um passo para construção de uma cultura de excelência que protege vidas, com responsabilidade e inovação.
O Negesp deu-se a partir de uma oficina que aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto, com o objetivo de apoiar na inserção de um núcleo de segurança do paciente na secretaria como estratégia política e econômica das ações da Secretaria Estadual de Saúde, cuja finalidade é integrar todos os departamentos da secretaria para oferta. “Com muito trabalho conseguimos criar esse núcleo para integrar todos os departamentos da secretaria para assegurar a qualidade e segurança do paciente do estado”, disse Carla Ulhoa, coordenadora do Projeto nos estados.
O Projeto também conta com a participação da assessora técnica, Maria Cecília Brito e da consultora do Conselho, Helaine Capucho.
—
Assessoria de Comunicação do Conass