Rio de Janeiro – Programa Estadual de Transplantes: novembro bate recorde histórico com 27 doações

O Programa Estadual de Transplantes (PET) bateu um novo recorde. Em novembro, o programa, criado pela Secretaria de Estado de Saúde em 2010, alcançou a histórica marca de 27 doadores em um único mês. No total, foram captados 68 órgãos: 48 rins, 17 fígados e três corações. Também houve captação de córneas e tecidos músculo esqueléticos. Com isso, sobe para 210 as doações neste ano. Um aumento de mais de 75% com relação ao total de 2008, quando houve apenas 48 captações em todo o ano.

– É um número marcante para o PET e, principalmente, para os nossos pacientes que aguardam por um transplante. Em todo o mundo, a maioria dos transplantes é realizada com órgãos obtidos a partir de doadores falecidos. Esse número é importante, pois alimenta a esperança dos que aguardam ansiosamente pela chance de receber um órgão e ter uma nova vida, realidade que tem sido cada vez mais frequente – comemora o coordenador do Programa, Rodrigo Sarlo.

Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) – Agora, o PET prepara mais uma ação para incrementar o número de doações: as Organizações de Procura de Órgãos (OPO) do estado do Rio de Janeiro. As OPOs são organismos de coordenação supra-hospitalar, responsáveis por organizar e apoiar as atividades relacionadas ao processo de doação de órgãos e tecidos. Elas vão descentralizando o processo de doação de órgãos e tecidos, fazendo uma cobertura regional pré-estabelecida.

– Quando o PET foi criado, em 2010, a Central de Transplantes foi reestruturada e um plano estratégico foi lançado para aumentar o número de doadores, o que impactou diretamente no número de transplantes. Agora, o Programa busca crescer e descentralizar o processo, atuando em regiões mais distantes do estado. Desejamos nos tornar a referência em doação de órgãos e tecidos no Brasil – avalia Sarlo.


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
ascom.SESRJ@gmail.com
(21) 2333-3717 / 2333-4029
Twitter: @SaudeGovRJ
www.saude.rj.gov.br