Rio Grande do Norte – Governo edita decreto que oficializa Sala de Situação para monitoramento da dengue e outras doenças

Publicado nesta quinta-feira (14) na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), pelo Governo do RN, o decreto que dispõe sobre a criação da Sala Estadual de Coordenação e Controle para o enfrentamento da Dengue, do Chinkungunya e do Zika Vírus. O espaço já está em funcionamento, há duas semanas, no 7º andar da sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Também denominada Sala de Situação, a sala é coordenada pela Sesap e contém integrantes de outros órgãos do Governo: Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (SETHAS), Secretaria Extraordinária de Juventude (SEJURN), Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC). As secretarias que ainda não destacaram seus representantes terão o prazo de um dia a partir desta quinta-feira para fazê-lo.

A coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap, Cláudia Frederico, explica que representantes de outros órgãos nos âmbitos estadual, federal e municipal, bem como integrantes de organizações da sociedade civil poderão ser convidados para integrar a equipe.

A Sesap criou a Sala de Situação para concentrar o núcleo que trabalha na definição das diretrizes para intensificar a mobilização e o combate ao mosquito Aedes Aegypti, além de consolidar e divulgar informações sobre as ações e os resultados obtidos, monitorando os procedimentos que estão sendo adotados nos municípios para intensificar o combate ao vetor transmissor das doenças.

O núcleo formado a partir de Natal também irá apoiar e acompanhar a instalação das salas municipais e propor aos órgãos competentes estudos e medidas para alcançar os objetivos.

Fonte: SES/RN