Rio Grande do Norte – Hospital Rafael Fernandes realiza II Seminário sobre HIV/AIDS e Hepatites Virais

Com o objetivo de promover a qualificação de profissionais de saúde, sobre a prevenção e o controle do vírus HIV, da aids e das hepatites virais, bem como a melhoria da qualidade assistencial, o Hospital Rafael Fernandes em parceria com o Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, promovem na próxima terça-feira (3), de 8h às 17h, o II Seminário de Atualização em HIV/AIDS e Hepatites Virais para profissionais de saúde das regiões oeste, alto oeste, Vale do Assú e Salineira. O seminário acontecerá no auditório da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, situada na Rua Rui Barbosa, 95, em Mossoró.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas do Hospital Rafael Fernandes, Grináuria de Sousa, o evento é direcionado aos profissionais de saúde de nível superior que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município de Mossoró, nos hospitais e maternidades, faculdades, Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), secretarias municipais e Estadual de Saúde, coordenações Municipal e Estadual de DST/AIDS e na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap).Também participarão as Unidades Básicas de Saúde que pertencem a II URSAP e que referenciam pacientes com HIV, aids e hepatites virais, para o Hospital Rafael Fernandes, como: Assu, Areia Branca, Caraúbas, Apodi, Baraúnas, entre outros.

De acordo com a programação, de 8h às 9h haverá o credenciamento e a apresentação de trabalhos científicos (pôsteres), paralelo haverá uma apresentação cultural. A partir das 10h a médica infectologista, com estágio no Hospital Bretonneau na França e professora da Universidade Potiguar (UnP), Manoela Alves abordará o tema “AIDS: contextualização histórica e perspectivas”. Às 10h50m o médico infectologista e diretor médico do Hospital Rafael Fernandes, Alfredo Passalaqua falará sobre aids e infecções oportunistas. Já no período da tarde, a partir das 14h haverá apresentação de vídeos, e palestras da médica Manoela Alves sobre as alterações metabólicas em pacientes que fazem uso de antirretrovirais, do médico gastroenterologista, Francisco Xavier Dantas, que abordará sobre “Hepatites virais: do diagnóstico ao tratamento” e finaliza com a enfermeira especialista em Enfermagem do Trabalho e em Qualidade de Vida e Saúde do Trabalho, Hugmara Araújo da Fonsêca, falando sobre “Aspectos epidemiológicos das hepatites virais no município e Mossoró e Região Oeste”.

O Seminário conta com o apoio do Ministério da Saúde, Governo do Estado do RN, Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Programa Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais do RN, II Ursap e Câmara Municipal de Mossoró. São colaboradores do evento a Igreja dos Santos dos Últimos Dias, Gelice Sorvetes,  Varejão Oeste, Impacto Dedetização e Laboratório Cacim.

“O II Seminário é a continuação do primeiro evento que realizamos em 2012, agora seguiremos abordando HIV/AIDS, com o acréscimo da temática das hepatites virais, considerando que estas representam um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, uma vez que milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem”, disse a diretora do Hospital Rafael Fernandes, Maria Lúcia Bessa da Silveira.

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 400 milhões de pessoas no mundo estejam infectadas pelo vírus da hepatite B e 170 milhões, pelo vírus C. No Brasil, o Ministério da Saúde acredita que cerca de 14 milhões de pessoas já tiveram contato com vírus da hepatite. Diante dos dados torna-se imprescindível fomentar o debate subsidiando os trabalhadores da saúde para o enfrentamento do desafio na luta contra as Hepatites/Virais e o HIV/AIDS” destaca a coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas do Hospital Rafael Fernandes, enfermeira Grináuria de Sousa Maia Porto.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II Ursap
DRT PB 604 – 8854-9722/9844-2905
Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630/8137-2493
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN