Rio Grande do Norte – Programa de Telemedicina da SESAP leva assistência cardiológica a todo RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa de Telemedicina, realizou no último mês de fevereiro 3.732 exames, com um total de 6.491 diagnósticos em cardiologia. Durante o carnaval, o programa reforçou a assistência aos foliões nas cidades de Macau, Caicó, Parnamirim, Mossoró e Touros, realizando 239 diagnósticos cardiológicos, entre eles 10 infartos. Um total de 37 unidades de saúde utilizou o serviço no RN, tendo sido feitos 137 eletrocardiogramas.

Referência no serviço para o país, o programa está presente em 218 unidades de saúde, nas oito Regiões de Saúde do Rio Grande do Norte, contemplando os 167 municípios do estado. Através dos aparelhos de tele-eletrocardiogramas portáteis disponibilizados aos municípios, o Programa de Telemedicina realiza exames de eletrocardiograma, com interpretação do traçado e laudo rápido e seguro em até 15 minutos, além de segunda opinião médica, caso necessário, 24 horas por dia, via internet, telefonia fixa e móvel.

Segundo o coordenador do Programa de Telemedicina, Carlos Eduardo de Albuquerque Costa, a telemedicina representa um grande avanço na assistência cardiológica do estado, na medida em que, não sendo possível haver um médico especialista em cada município para interpretar um eletrocardiograma, o programa é um suporte importante para cobrir locais remotos sem a presença desse profissional, assim como nas áreas urbanas dos municípios. Assim, explica o coordenador, o programa oferece os aparelhos, capacitação para o manuseio, laudo e segunda opinião médica, emitidos por profissionais especializados, que enviam o laudo para o usuário em poucos minutos através de fax ou e-mail, ou ainda por disponibilização na internet, de modo a ser acessado de maneira segura.

Todo esse serviço não acarreta custos para os gestores municipais. “Dessa forma, necessitamos do apoio do gestor de saúde para o cuidado com o equipamento portátil, por meio do qual se pode salvar vidas, para que a assistência à população não seja descontinuada”, destaca Carlos Eduardo.

Outro benefício ressaltado pelo coordenador foi a criação de um banco de dados, importante para evitar repetição desnecessária de exames já realizados, permitindo uma avaliação da evolução clínica do paciente, obtenção de estatísticas fidedignas e maior transparência na contabilização de serviços prestados. Além disso, as informações são fonte para estudos epidemiológicos e pesquisas clínicas.

Desde setembro de 2010, quando foi implantado, o programa já realizou 252.727 exames através de 234 tele-eletrocardiogramas, sendo 300 aparelhos hoje contratados. Desse total de exames, foram obtidos 438.813 diagnósticos, visualizando-se 10.559 infartos, que foram encaminhados para atendimentos na rede assistencial de alta complexidade cardiovascular do RN.

 

Contatos da Coordenação:

Carlos Eduardo de Albuquerque Costa – 84-3232.6475 / 8132.6159 – eduardocosta@rn.gov.br – Twitter: @ceacosta47

 

Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)

Christiano Couceiro – Subcoordenador da Assessoria de Comunicação Social – ASCOM
Redação ASCOM: (84) 3232-2618 / 2630, 8137-2493
Site:www.saude.rn.gov.br

Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Imagem: internet