Rio Grande do Norte – Projeto e-Transitar / 1º Quadrimestre 2021

No dia 17 de novembro de 2020 foi publicado o decreto  30.145, que trata da nova estrutura organizacional e tem como propósito transversalizar, modernizar e  melhorar a condução da Política Estadual de Saúde no Rio Grande do Norte. Por meio desse decreto a Coordenadoria de Ações Estratégicas e Regionais – COAER (Lei Complementar nº 649, de 10 de maio de 2019) passou a ser denominada Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde (DPIPS) e composta por duas unidades: Unidade de Políticas Transversais e Promoção à Saúde (UPTPS) e Unidade de Projetos Estratégicos e Territoriais (UPET).

Com o objetivo de oportunizar as ações intersetoriais voltadas à eficiência da gestão, visando sempre o bem-estar e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população potiguar, a UPET tem como atribuições específicas a articulação para consolidar parcerias estratégicas e intersetoriais no âmbito da integralidade do cuidado, no que concerne a cultura de paz, hábitos saudáveis e ambientes saudáveis; o incentivo a ações estratégicas nos territórios que abordem a temática da violência interpessoal/autoprovocada; a promoção e apoio a projetos que priorizem as discussões em saúde mental na perspectiva do álcool e outras drogas; a construção de projetos estratégicos voltados à adoção de hábitos de vida saudáveis; o apoio a ações de intervenções voltadas para adoção de uma alimentação saudável por incentivo do consumo de alimentos in natura e/ou minimamente processados pela população nos territórios; o incentivo a prática de atividade física nos territórios; a articulação de discussões intersetoriais envolvendo a sustentabilidade ambiental; a construção de ações que fortaleçam a política de saúde do trabalhador; o estímulo à inserção do Programa Vida no Trânsito nos municípios, bem como, monitoramento, acompanhamento e apoio; e o incentivo às práticas de cuidado para os ambientes saudáveis.

A UPET vem planejando e desenvolvendo atividades que possibilitem a participação e colaboração de diversos setores, as quais serão registradas por meio deste relatório, considerando os Eixos do Programa RN mais Saudável pelos quais esta unidade ficou responsável, dentre eles o Eixo Cultura de Paz, que traz a ideia de cultivar a paz nos territórios e nos municípios numa perspectiva de redução da violência nas ruas, nas relações e lares, no trânsito e nos ambientes de trabalho, despertando a necessidade de uma rede de cultura de paz democrática, conhecida por todos e todas. Nessa perspectiva, foram realizadas diversas reuniões com os municípios para sensibilização na implantação dos PVT municipais e planejamento de ações voltadas para educação no trânsito que visam a redução das violências e de acidentes.

AÇÕES REALIZADAS NO 1º QUADRIMESTRE DO ANO DE 2021 (JANEIRO À ABRIL)

  • JANEIRO

→ Operação Verão: Em 8 de janeiro de 2021 foi lançada a Operação Verão, ação de Governo, realizada de forma integrada entre as forças de segurança e em parceria com o corpo de bombeiros, SEAP, ITEP, DETRAN RN e o RN + Saudável, com o objetivo de garantir mais tranquilidade e segurança para o povo do Rio Grande do Norte e para os turistas

Ação na Avenida Roberto Freire: Por meio do Programa Vida no Trânsito em integração com o DETRAN RN o programa RN+Saudável realizou um momento de sensibilização na faixa compartilhada situada na Avenida Eng. Roberto Freire, onde será permitido a passagem de ônibus, ciclista, taxista com passageiro e motorista/motociclista fazendo conversão à direita.

Data: 30/01 III Blitz Educativa da operação verão promovida pelos órgãos de segurança do RN, CETRAN, bombeiros, Governo do Estado e SESAP.

  • FEVEREIRO

Reunião dia 23 com o município de Parnamirim e realização de Blitz Educaticativas: Neste mês, deu-se continuidade a Operação Verão iniciada no mês de Janeiro, sendo realizadas 3 Blitz Educativas com o objetivo de conscientizar a população e os turistas sobre direção perigosa, cuidados para evitar a Covid-19, as arboviroses e as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Data: 05/02 IV Blitz Educativa: Edição da Blitz Educativa em NATAL, com as parcerias da STTU, CPRE, PVT Natal, PM, CETRAN, Bombeiros, Governo do Estado e SESAP, Setor ISTs/AIDS.

Data: 12/02 V Blitz Educativa: Em Brejinho, uma ação integrada entre DETRAN, CETRAN, CPRE, Prefeitura de Brejinho e o Governo do RN orientando sobre as Leis de Trânsito, campanha de combate ao mosquito da Dengue, COVID-19 e ISTs.

Data: 15/02 VI Blitz Educativa: Em Maxaranguape, ação conjunta em prol da população do RN em parceria com o Governo do Estado do RN e Sesap, CPRE, Prefeitura de Maxaranguape, DEMUTRAN, DETRAN e CETRAN.

Ação Treinamento Pilotagem Consciente: 30 colaboradores da TRANSLOG/AMBEV CDD NATAL. Apoio: PVT/RN, DETRAN, RN + SAUDÁVEL, SESAP, CBTU participaram do Treinamento Pilotagem Consciente “No trânsito, sua Responsabilidade salva vidas”. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os colaboradores (Translog/Ambev-CDD Natal) condutores e motociclistas da necessidade de mudança pessoal e coletiva no trânsito. Esta mudança vem quando conhecemos e praticamos as normas gerais de circulação, bem como usar as técnicas de pilotagem defensiva, postura, maneabilidade, técnicas de frenagem entre outras temáticas.

Data: 15/02 Treinamento de Pilotagem Consciente

  • MARÇO e ABRIL

 

  • 03 – Reunião do PVT com o CETRAN e DETRAN
  • 04 –  Reunião PVT de São Gonçalo do Amarante – 7ª Região de Saúde
  • 04 – Reunião PVT estadual para planejamento do maio amarelo:
  • Apresentação das Estratégias de ações do PVT e programação para o maio Amarelo – construção coletiva de propostas de ações pelas instituições
  • Participação de Mércia do CONASS – E-Transitar
  • Participação de Ronald Vittal do Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV que apresentou um vídeo e materiais de apoio e divulgação do Maio Amarelo
  • Instituições presentes: DETRAN, CETRAN, CBTU, STTU, PVT Natal, NPVA/SUVIGE/SESAP e demais instituições também participaram e apresentaram sugestões para programação do maio amarelo
  • 04 – Apresentação das Ações do PVT ao CONASS
  • Elaboração de uma nota de mobilização para instituições e municípios que traz recomendações para realização de ações durante o mês de maio em alusão ao MAIO AMARELO, cujo tema desse ano é “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”
  • 04 – Gravação de Podcast para o maio amarelo

CRONOGRAMA DE AÇÕES PLANEJADAS DO MAIO AMARELO

AÇÃO DATA RESPONSÁVEL
Nota de Mobilização para ser lançada em maio      1ª semana de maio  Suzete e Paola
Publicizar o Vídeo do Detran 01/05 PVT/RN E DETRAN
Ação da Passarela João Medeiros Filho 07/05 PVT Natal (Luzia)
Live: A verdadeira dimensão do Maio Amarelo 10/5 STTU/Natal
Live Maio Amarelo: Fiscalização de Trânsito x Violência 13/5  STTU/Natal
Ato alusivo aos dois anos do decreto do CEPVT com a presença do vice-governador e

I Mostra de Resultados do Programa Vida no Trânsito (PVT/RN) e Conselho Estadual de Transito (CETRAN/RN)

 

 

13/05

 

 

CEPVT

Produção de CARDs e vídeos para divulgação nas mídias sociais Durante o mês PVT/RN
PODCAST 15 a 19 de maio PVT/RN
Blitz Educativa em Parnamirim (Av Maria Lacerda) 21/05
Live “O impacto dos acidentes e mortes no trânsito na saúde” 25/5 PRF
Ação na Estação de Trem (Natal) 28/05 Luzia Fernandes do Depto de Educação de Trânsito – STTU

Maio Amarelo

<-Voltar