Rio Grande do Norte – Telemedicina chega a mais uma unidade de saúde

Mais uma unidade de saúde foi inserida no Programa de Telemedicina da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Desde o dia 18 de março a UPA 24 horas da Cidade da Esperança, em Natal/RN, está operando o equipamento de Tele eletrocardiografia do Programa de Telemedicina. Até a manhã desta terça-feira (25) foram realizados 69 exames em usuários atendidos na unidade, que também conta com o serviço de segunda opinião médica em casos de necessidade.

O Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado do País a implantar a tecnologia da telemedicina como política de saúde pública. Atualmente é o Estado da Federação que tem mais aparelhos instalados e funcionando. Os aparelhos eletrocardiógrafos estão instalados em todos os hospitais da rede estadual de saúde, nas unidades do SAMU, e nos municípios podem ser instalados em Estratégias de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento.

Ao chegar a unidade de saúde, com suspeita de problemas cardíacos, o paciente é examinado com ajuda do equipamento portátil, que pode ser manuseado por um médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem, capacitados pelaSesap. Os exames cardiológicos gerados são enviados em tempo real através de telefonia fixa ou móvel, e internet, permitindo que cardiologistas no Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo e na ITMS Telemedicina do Brasil, em Minas Gerais, prestem teleconsultas por meio virtual e façam diagnósticos através de eletrocardiogramas, em poucos minutos.

Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630/8137-2493
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN