Rio Grande do Sul – Atividades marcam Semana da Luta Antimanicomial em Porto Alegre

Foram iniciadas nesta segunda-feira (13) as atividades da Semana da Luta Antimanicomial, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para marcar os 21 anos da Reforma Psiquiátrica no Estado. Hoje, as ações em Porto Alegre ocorreram no Largo Glênio Peres e na Praça Lupicínio Rodrigues (próxima ao Ginásio Tesourinha). Até o dia 18 (sábado) estão previstas uma série de intervenções urbanas, atrações teatrais, sessões de cinema e muita discussão sobre o cuidado em liberdade em Saúde Mental.

Na manhã desta segunda-feira a atividade ocorreu ao lado do Mercado Público, onde a intervenção contou com o apoio de voluntários de organizações que trabalham o tema da saúde mental, como Isaías in Tese, Espaço Liso e Camisa de Força em Vênus. À tarde, as atividades contaram com a participação de moradores de rua atendidos pelo Centro Pop, entidade vinculada à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) de Porto Alegre.

Entre as demais atrações previstas para a semana, um dos destaques é o grupo teatral italiano Accademia della Follia, composto por “loucos de profissão e atores por vocação”. Formado por usuários do Hospital Psiquiátrico de Trieste, da Itália, o grupo aborda o tema das relações entre pacientes psiquiátricos e promove um debate com artistas, operadores e usuários de saúde mental. O grupo apresentará o espetáculo “Azul como a Liberdade”, no encerramento da semana, no sábado (18), no Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Durante a semana, o hospital também sediará sessões de cinema, na quarta-feira (15), às 18h. Serão apresentados os filmes brasileiros “Eu conheço o Abel”, dirigido por Rafael Wolski, e “Menos que Nada”, de Carlos Gerbase. Após a exibição, os diretores participam de debate com o público. A programação inclui ainda uma audiência pública sobre a situação da saúde mental a as internações compulsórias, na quarta-feira (15), às 9h40min, na Assembleia Legislativa do Estado.

Foto: Taiane Fagundes-Especial/SES