Rio Grande do Sul – Primeira Infância Melhor inspira implantação de programa nacional

A experiência da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) com o programa Primeira Infância Melhor (PIM) está servindo de referência para implantação de um programa de visitas domiciliares semelhante em território nacional. Para o desenho da estratégia nacional, que integra o programa Brasil Carinhoso, a coordenação da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde conheceu a experiência do PIM nos municípios de Arroio dos Ratos e Porto Alegre. O Ministério também conta com a colaboração de técnicos da SES/RS e vai aproveitar materiais desenvolvidos pelo programa gaúcho, como guias de orientação às famílias, gestantes e visitadores e a Coleção Fazendo Arte com o PIM.

“Estamos honrados em poder colaborar com o Programa Brasil Carinhoso”, disse o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, ao autorizar o uso das publicações do PIM. Estes materiais servirão de referência para a formação das equipes e apoio às famílias nos demais estados do Brasil, considerando as especificidades de cada região.

O PIM está presente em 254 municípios gaúchos, e conta com o trabalho de 2.382 visitadores em atendimento a mais de 47 mil famílias, sete mil gestantes e 52 mil crianças de zero a seis anos. Junto à Rede Cegonha/RS, compõe um dos projetos prioritários do Governo do Estado na área da Saúde e tem seu trabalho vinculado também ao fortalecimento da Atenção Básica, RS Mais Igual e RS na Paz.

 

Fonte: SES/RS