Roraima – Ação alerta sobre riscos do cigarro

Técnicos das Vigilâncias Sanitárias do Estado e Município, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dantes e do Departamento Estadual de Política de Atenção Oncológica fazem panfletagem, entrega de folderes e fixação de cartazes na manhã desta segunda-feira, 03, em quatro pontos da cidade.

A ação em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, começa pela Rodoviária Internacional de Boa Vista, seguindo para a Feira do Produtor Rural, no bairro São Vicente. Em seguida, os técnicos seguem para a avenida Jaime Brasil, no centro da cidade, e por último no Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Cantanhede.

Serão entregues folderes alertando sobre os riscos do cigarro e fixado cartazes nos pontos visitados. De acordo com a técnica do Núcleo de Proteção à Saúde do Trabalhador, da Visa Estadual, Mônica Miranda, o objetivo é levar informações a respeito do risco do cigarro à população.
Dados da pesquisa por amostragem Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) apontam que aproximadamente 16% da população boavistense com mais de 18 anos são fumantes.

O DIA

Em 1988, a Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a resolução WHA42.19, determinando que a celebração do Dia Mundial sem Tabaco acontecesse, a cada ano, no dia 31 de maio. Desde então, anualmente, a OMS articula em todo o mundo a comemoração do Dia

Mundial sem Tabaco, definindo um tema correlato ao tabagismo, que deve ser abordado pelos seus 192 países-membros com a finalidade de por em evidência as diferentes interfaces ou problemáticas do consumo do tabaco, e assim, engajar diferentes atores sociais no controle do tabagismo.
Entre as diferentes informações sobre o tabagismo, são divulgados os riscos para a saúde dos fumantes e dos não fumantes; a cessação do tabagismo e os prejuízos para o meio ambiente, para a economia e demais áreas da vida social.

Todos os Estados-Membros da OMS desenvolvem atividades no mesmo período, sobre o mesmo tema, fortalecendo a mensagem da OMS em todo o mundo que é a necessidade do controle do tabagismo. Cada membro adapta o tema escolhido pela OMS à sua realidade socioeconômica e cultural, sem deixar de lado o foco central do tema escolhido.

ASCOM SESAU (095) 2121 0507