Roraima – Campanha para intensificar doações para final do ano já começou

A unidade está com estoque praticamente zerado de sangue com RH negativo

O Hemocentro de Roraima (Hemoraima) está intensificando ações para doação de sangue. As atividades de sensibilização e captação de novos doadores são para atender a demanda de sangue no estado e normalização do estoque neste período de festas de final de ano.
Como forma de auxiliar a unidade a aumentar o número de doações, os organizadores da festa de ano novo, Reveillon White River, vão disponibilizar 50 ingressos para serem sorteados entre doadores do Hemocentro entre os dias 16 e 20 de dezembro.
Um dos organizadores do evento, Igor Dantas, disse que a ideia surgiu entre os integrantes da organização da festa e a sugestão foi levada até o Hemocentro que aceitou a ajuda. “ Queremos que as pessoas tenham um motivo a mais para doar, e que a partir desta ação aumente a conscientização sobre a importância da doação para a preservação da vida”, destaca.

Os sorteios serão realizados todos os dias desta semana ao final do expediente do Hemocentro. De acordo com a técnica do Hemoraima, Ana Cristina Ribeiro Pinto, serão sorteados 10 convites por dia entre os doadores. “Vão participar do sorteio todos os doadores daquele dia. Vamos solicitar para que os dois últimos doadores da tarde acompanhem o processo para dar mais legitimidade”. Os sorteados serão avisados e devem buscar o convite na unidade.

Segundo a técnica do Hemoraima, com a aproximação do fim do ano, a demanda por sangue aumenta devido aos altos índices de acidentes, dentre outras ocorrências que se intensificam nesta época do ano. “Aumenta a demanda, mas infelizmente as doações diminuem”, confirma.
Ana Cristina afirma que a média da unidade é de 80 doadores diariamente, mas que neste período o número não chega a 50 por dia. “Estamos com o estoque muito baixo, por isso estamos contando com a solidariedade da população”, comenta, enfatizando que os fatores de RH negativo são os que estão com maior déficit. “ Estamos com o estoque de sangue do tipo O Negativo praticamente zerado, com apenas uma bolsa, e do tipo A Negativo também estamos com um número muito reduzido”, reitera.


CONDIÇÕES PARA DOAR

É necessário gozar de boa saúde; estar alimentado; não estar em uso de medicamentos; ter entre 16 a 69 anos de idade; pesar acima de 50 quilos; apresentar documento oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade; não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses; evitar fumar 02 horas antes da doação.


Por: Aline Jimenez/Sesau
Fotos: Ascom/Sesau

ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br