Roraima – Centro de Especialidades Odontológicas inaugura este mês

A Secretaria Estadual de Saúde inaugura no dia 20 de novembro, o primeiro Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do estado. O CEO será implantado em um bloco da Policlínica Cosme e Silva, zona oeste da cidade, funcionando das 8h às 12h e das 14h às 18h. Serão quatro consultórios completos contendo equipamentos odontológicos modernos à disposição da população. Os atendimentos serão realizados por oito dentistas, que irão trabalhar por turnos.

No total serão 1.120 atendimentos por mês. Os Centros de Especialidades Odontológicas são uma das frentes de atuação do programa Brasil Sorridente, programa do Ministério da Saúde, que visa ampliar o acesso da população aos procedimentos odontológicos especializados e melhorar os índices de saúde bucal no país.
De acordo com a gerente do Núcleo de Odontologia Especializada da Sesau, Thiane Almeida, os CEOs são estabelecimentos de saúde classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidades e devem estar preparados para oferecer à população os seguintes serviços: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia, endodontia, prótese total e parcial removível, e atendimento a portadores de necessidades especiais.

“Para receber os serviços ofertados pelo centro de especialidades, o paciente deve passar pelo dentista da atenção básica, que irá encaminhá-lo ao CEO e lá será realizada uma triagem para identificar a complexidade do caso e então realizar o agendamento para dar início ao tratamento”, explica a coordenadora.

Ainda conforme Thiane, a implantação da unidade de especialidades é de fundamental importância, considerando a grande demanda reprimida. “O CEO vai garantir uma rede de atenção básica articulada com os serviços de maior complexidade, promovendo dessa forma, um adequado sistema de referência em saúde bucal”, afirma.
Como meta para o próximo ano, o CEO já irá passar por uma ampliação. Serão ofertadas também as especialidades de odontopediatria, ortodontia, radiologia e cirurgia oral.

ASCOM SESAU (95) 2121 0507

Aline Jimenez/Sesau
ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br
Fotos: Ascom/Sesau
O CEO será instalado na Policlínica Cosme e Silva, na zona oeste da Cidade