Roraima – Estado investe mais de meio milhão de reais em equipamentos

Na próxima semana, serão instalados três aparelhos de ultrassonografia em unidades da capital

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) investiu mais de R$ 550 mil em equipamentos para as unidades hospitalares da capital e do interior. O dinheiro foi para aquisição de aparelhos de raio-x, processadoras automáticas e negatoscópios de mamografia. Com isso, o Estado pretende otimizar os serviços prestados à população.

Outros três aparelhos de ultrassonografia serão instalados na Policlínica Cosme e Silva (PCS) e Hospital Coronel Mota e Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), um em cada unidade. As instalações estão previstas para a próxima semana, nos dias 02, 03 e 04. Dois negatoscópios foram destinados ao Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), um para cada.

O Estado comprou ainda cinco processadoras de raio-x automáticas. Elas foram entregues aos gestores para atender às demandas do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e dos municípios de Normandia, São Luiz, Caracaraí e Alto Alegre.

No Coronel Mota, os dois aparelhos de raio-x foram substituídos por novos equipamentos. Os antigos foram remanejados e instalados nos municípios de Normandia e Bonfim. O Estado aguarda, ainda, quatro aparelhos de raio-x para entregá-los ao Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e aos municípios de São Luiz, Rorainópolis e Caracaraí.

Hoje, há, no Centro de Referência, um aparelho de mamografia digital e um de ultrassonografia. De acordo com a diretora de Políticas de Apoio do Diagnóstico de Imagens, Josiane Kimak, o Estado aguarda um digitalizador de imagens de raio-x para levá-lo ao HCM. Com isso, explica Josiane, há melhoria nos serviços, pois a imagem torna-se mais nítida e, consequentemente, o médico tem mais segurança na hora de avaliar a imagem e realizar o diagnóstico do paciente.

HGR

Os investimentos não param. Só este ano, foram gastos quase R$ 5 milhões em novos aparelhos para as principais unidades hospitalares de Roraima: Hospital Geral de Roraima (HGR) e HMINSN. Parte do material já foi entregue. Em julho, foram 361 equipamentos destinados ao HGR e 34 à maternidade. No geral, as unidades receberam carros de emergência, negatoscópio, marcapasso externo, eletroencefalógrafo, oxímetro de pulso, ventiladores respiratório, monitor de débito cardíaco, biombo, foco auxiliar, cama motorizada, nebulizadores, entre outros.

 

Rebeca Alencar/Sesau

Foto: INTERNET–
ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br