Roraima – Estado vai oferecer 40 vagas para especialização

Rebeca Alencar/Sesau

O Estado ofertará 40 vagas para curso de Especialização em Vigilância em Saúde. O edital de seleção para o curso será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no site da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e no www.sema.edu.br ainda esta semana. Serão cinco dias de inscrições, 10 a 14 de junho, na videoteca do Palácio da Cultura.

A especialização será pela Faculdade de Tecnologia Machado de Assis (Fama), de Curitiba. As vagas serão destinadas aos profissionais de saúde com nível superior. Os candidatos terão de ser vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, tanto os profissionais dos 15 municípios quanto do Estado poderão participar. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: para a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista (06), Sesau (06) e duas vagas para cada um dos 14 municípios do interior.

De acordo com Janus Moreira, diretor do Departamento de Educação Permanente em Saúde, em caso de não preenchimento das vagas destinadas aos servidores dos municípios do interior, essas vagas serão disponibilizadas aos servidores da Sesau e aos da Semsa, respectivamente.

A seleção será feita por meio de análise curricular. Tempo de serviço, está lotado nos serviços de vigilâncias, certificado de curso de capacitação e ser servidor efetivo estão entre os critérios de pontuação. “Cursos de especialização não serão considerados para efeitos de pontuação”, informa.

O curso é gratuito. No entanto, no ato da matrícula, o candidato deverá assinar um Termo de Compromisso de Permanência até a conclusão da especialização. Em caso de desistência injustificada, o aluno terá de ressarcir o Governo de Estado no valor de R$ 4.862,25.

CURSO

A especialização será presencial e dividida em módulos. O curso terá duração de 18 meses, com carga horária total de 420h. Serão 14 módulos. Para o secretário Estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos, é uma satisfação direcionar recursos para a qualificação dos profissionais de saúde. Com isso, o Estado pretende garantir a qualidade dos serviços ofertados à população. Profissional preparado, os resultados nos serviços tendem a ser melhor. Assim, a população é beneficiada, pois os resultados serão refletidos nos usuários do SUS.  “É assim que investimos em ganhos futuros”, afirma.

Veja o cronograma com as datas referentes ao período de inscrições até início das aulas:

Período de inscrição

10 a 14 de junho

Seleção

20 a 21 de junho

Divulgação do resultado da seleção

24 de junho

Matrícula

08 a 12/07

Início das aulas

24 de julho

ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br