Roraima – Nerf recebe mais de R$ 210 mil em equipamentos

O Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro (Nerf) recebe 172 equipamentos médico-hospitalares para aprimorar serviços e dinamizar o atendimento às pessoas com deficiências. O investimento é de R$ 210.728,68. A entrega oficial acontece nesta sexta-feira, 21, a partir das 9h, na unidade de reabilitação, na Avenida Ataíde Teive, no bairro Nova Canaã.

A entrega aos pacientes e servidores do Nerf será feita pelo governador José Anchieta e o secretário de Saúde, Alexandre Salomão. Devem participar técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Coordenação Geral da Atenção Especializada. A aquisição vai ajudar no tratamento fisioterápico dos pacientes atendidos pela unidade.

Na oportunidade, o Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências (PAPD) que realiza ações aos deficientes e seus familiares, vai entregar aos pacientes cadastrados seis cadeiras de banho, dois andadores e um par de muletas.

Nos cinco primeiros meses deste ano, foram atendidos mais de 8.037 pacientes com patologias ortopédicas, neurológicas, reumatológicas, com deficiência e vítimas de acidentes de trânsito. “A maior procura é de pessoas que sofreram algum acidente, em especial de motociclistas”, comentou Márcio Moreira, diretor do Departamento de Políticas de reabilitação.

O secretário de Saúde, Alexandre Salomão, ressaltou que a aquisição vai propiciar melhorias na qualidade dos serviços prestados. “Com esse investimento do Governo de Roraima, estamos garantindo mais comodidade nas sessões de fisioterapia e cumprindo um dos nossos compromissos, que é melhorar a qualidade no atendimento”, analisou, lembrando que os aparelhos já estão prontos para utilização.

Salomão esclareceu que os antigos equipamentos serão substituídos pelos novos, como bicicletas ergométricas, andadores, massageador, forno de bier, entre outros. Alguns deverão ser catalogados para doação a outras unidades que necessitam. Os aparelhos já estão instalados.

NÚCLEO

No Nerf, os serviços são realizados em regime ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, ininterruptos, por uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e enfermeiras.

As ações desenvolvidas visam melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando maior autonomia nas atividades de vida diária e uma adaptação à nova situação de vida do paciente.

No segundo semestre de 2012, o Nerf realizou mais de 12 mil sessões de cinesioterapia, termoterapia e mecanoterapia. O tempo de tratamento no núcleo é definido de acordo com a gravidade de cada caso, mas em geral, dura até seis meses.

Dentro da estrutura do Nerf, os pacientes cadastrados no PAPD, que têm a função de dispensar equipamentos de órteses e próteses, cadeiras, e outros insumos. “A meta é proporcionar autonomia nas atividades diárias, devido à limitação funcional”, disse Salomão.

Celton Ramos/Sesau
ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br

Foto: http://www.leiaja.com