Saiba mais sobre a Cooperação Técnica entre Fiocruz, CONASS e Conasems

A equipe da cooperação técnica firmada entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias  Municipais de Saúde (Conasems), esteve na sede do CONASS, em Brasília, para apresentar os principais objetivos e estratégias da cooperação.

As principais metas da parceria são a constituição de uma Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS, visando o estabelecimento de interações e parcerias horizontais e verticais de cooperação técnica entre entes federados, com foco no processo de organização da ação/atuação regionalizada do SUS.

A cooperação visa também explorar, por meio de pesquisas e eventos científicos interfaces entre desenvolvimento econômico, social e ambiental e sistema de saúde;  gestão macroeconômica e financiamento setorial; produção e distribuição de riqueza e financiamento do setor público e do setor privado, e a regionalização, desenvolvimento territorial e saúde.

As estratégias traçadas pela equipe contemplam ações que produzam estranhamento no cenário da política de saúde e explore contradições, dando visibilidade a novas realidades políticas, sociais e sanitárias, além  da promoção do intercâmbio permanente de experiências no âmbito do SUS e da produção de metodologias para acompanhamento e análise da gestão pública setorial da República Federativa do Brasil.

O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, (VPAAPS/Fiocruz), Valcler Rangel Fernandes, falou sobre a cooperação. “Estamos confiantes no futuro dessa parceria, pois iremos trabalhar a gestão em uma lógica mais ampla com os gestores das secretarias estaduais e municipais de saúde”, afirmou.

 

 

 

Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre a cooperação.

 

Assessoria de Comunicação Social

(61) 3222 3000 / 9609 8365 / 9696 4675

ascom@conass.org.br