Sala de Convidados debate a ‘Conferência Internacional de Aids 2014’

Nesta terça-feira, 05/08, às 11h. Ao vivo. Participe!

O Sala de Convidados desta terça-feira (05) debate, ao vivo, às 11h, a 20ª Conferência Internacional de Aids 2014. O programa vai falar sobre os principais assuntos tratados no evento, que aconteceu em Melbourne, na Austrália, entre 20 e 25 de julho, e reuniu especialistas em HIV/Aids do mundo inteiro para apresentar e discutir novas pesquisas, novos dados e os avanços mais recentes sobre o assunto no planeta.

A conferência, infelizmente, foi abalada pela tragédia da queda do vôo MH17, da Malaysian Airlines, na Ucrânia, que levava, entre as 298 pessoas que morreram, 108 pesquisadores, ativistas e membros de ONGs que participariam do congresso. Entre as vítimas estava o pesquisador Joep Lange, que presidiu a Sociedade Internacional de Aids, entre 2002 e 2004, e vinha atuando como diretor do Departamento de Saúde do Centro Acadêmico de Medicina da Universidade de Amsterdã.

Apesar do profunda cicatriz causa pelas perdas do desastre aéreo, a 20ª Conferência Internacional de Aids teve diversos trabalhos importantes apresentados e os dados mais atualizados das pesquisas sobre HIV revelados. Logo no primeiro dia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novas Recomendações sobre Prevenção do HIV, Diagnóstico, Tratamento e Cuidado para Populações Chave. Entre as medidas mais comentadas do texto, estiveram as novas recomendações de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para as populações-chave, como homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas que usam drogas e transexuais.

Nesta edição do Sala de Convidados, você vai saber como área da saúde no Brasil recebeu as novas informações apresentadas na conferência. O programa vai discutir como os avanços podem ser aplicados às políticas públicas do país e debater as polêmicas em torno das novas recomendações da OMS divulgadas em Melbourne. Não perca e participe.

Sobre o Sala de Convidados
É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br
Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude

Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.

Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz
Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti gabrielcfonseca@gmail.com – 55 21 3194-7743 Coordenação – Ana Cristina Figueira