SAMU ganha segunda nova base em Florianópolis

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ganha nesta quinta-feira, 29, uma nova sede administrativa em Santa Catarina. Será inaugurado em Coqueiros, na região Continental de Florianópolis, o prédio que abrigará a equipe de gestão e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) responsável pelo atendimento à região. Com investimento de cerca de R$ 825 mil para adequação de infraestrutura e mobiliário, o SAMU encerra 2022 com a ampliação de seis novas bases no estado.

Desde janeiro, a parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e FAHECE realizou cerca de R$ 5 milhões em investimentos, além de atualização de tecnologia e melhorias de equipamentos. Houve abertura de novas bases em Videira, Chapecó e Brusque, além de uma USA de Verão em Balneário Camboriú. Em Florianópolis, foi inaugurada ainda uma nova base na SC-401, que qualificará o atendimento ao Norte da Ilha de Santa Catarina.

O secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, reforçou que a missão da gestão da SES nestes últimos anos foi justamente descentralizar ações e deixar a saúde catarinense o mais próxima do cidadão, algo que tem ocorrido na urgência e emergência. “A intenção sempre foi e sempre será a qualificação dos atendimentos dentro de uma posição estratégica que melhorará a logística de atuação nas ocorrências”, apontou o secretário.

Antes, as duas Unidades de Suporte Avançado (USAs) de Florianópolis estavam localizadas na Defesa Civil. Elas passam a ganhar, agora, sede própria em lugares estratégicos – uma na ilha e outra no continente. “Esse último ano foi devidamente histórico para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com ampliações e investimentos que projetam o futuro não só para profissionais de saúde, como também para os catarinenses”, notou o superintendente de urgência e emergência, o Tenente Coronel Sandro Fonseca.

“O SAMU é fundamental para reduzir sequelas e aumentar as chances de vida dos pacientes. Desde que a FAHECE assumiu o contrato de gestão, temos feito muitos avanços no sentido de qualificar esse serviço em Santa Catarina. Com a inauguração da nova sede, damos mais um passo neste sentido, de ampliar os investimentos e valorizar os colaboradores”, afirma o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel.

O diretor-geral do SAMU em Santa Catarina, Miguel Paulo Duarte Neto, destaca que a inauguração da nova base coroa um trabalho de valorização do SAMU feito ao longo do ano. “O SAMU ganha agora uma unidade própria, independente e planejada dentro da regulamentação específica do setor. Com isso, damos mais um passo em busca da excelência”, afirma.

SERVIÇO

O QUÊ: Inauguração da Nova Sede do SAMU de Santa Catarina
QUANDO: Quinta-feira, 29 de dezembro, às 9h30min
ONDE: Av. Eng. Max de Souza nº 952 – Bairro Coqueiros, Florianópolis – SC

Fonte: SES/SC