São Paulo – Projeto e-Transitar: Enfrentamento da morbimortalidade no Trânsito pelo Núcleo de Vigilância de Violências e Acidentes da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica de DANT da Divisão de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da SES no ano de 2020

Contextualização

Em dezembro de 2020, a Divisão de Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo foi reestruturada, passando a contar com um Núcleo específico para a Vigilância de Violências e Acidentes (Núcleo VIVA) vinculado à uma Coordenação Estadual de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis.

Ações intra-setoriais

O Núcleo VIVA é membro do Grupo Técnico de Violências e Acidentes, coordenado pelo Gabinete do Secretário da Saúde, como foco no Projeto Party, de prevenção de traumatismos do trânsito.

Ações inter-setoriais

O Núcleo VIVA participa do Programa Respeito à Vida, gerido pela Secretaria de Governo, envolve mais oito pastas da administração estadual: Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência. O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes fatais de trânsito nos 645 municípios do Estado;

Esse Núcleo VIVA tem participado frequentemente dos encontros e reuniões coordenados pelo CONASS, para a estruturação de um Plano de Ação Estadual de Enfrentamento à Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito, o  e-TRANSITAR.

Qualificação

Durante o ano de 2020 o Núcleo VIVA  teve participação no Curso de Capacitação sobre Visão Zero e Sistemas Seguros, destinados a instituições públicas com ações em Segurança Viária. A Visão Zero, adotada na Suécia em 1997, é uma forma de compreender e desenvolver um Sistema Seguro de mobilidade, baseada na premissa que nenhuma morte prematura é aceitável, entendendo que a vida humana é principal prioridade, sobrepondo-se à eficiência da mobilidade e quaisquer outros objetivos dos sistemas viários e de transporte;

O núcleo VIVA também participou em webnares da Semana Nacional de Trânsito, promovidas pelo Ministério da Infraestrutura.

Divulgação de informações

No ano de 2020 o Núcleo Viva elaborou um Informe Epidemiológico sobre o Panorama contemporâneo de Acidentes de Trânsito Terrestre em diferentes territórios.

https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/01/1145581/1720325-32.pdf

Fonte: SES/SP