Saúde abre inscrição para curso sobre manejo clínico das arboviroses

Capacitação será ministrada em parceria com a Força Nacional do SUS e destinado para profissionais médicos dos 139 municípios tocantinenses
Manejo clínico correto dos pacientes com Arboviroses reduz a letalidade das doenças – Foto: Divulgação SES-TO

Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) abriu inscrições para o ‘Curso de atualização em vigilância, diagnóstico e manejo clínico das arboviroses (dengue, chikungunya e Zika)’,  para médicos que atuam na atenção básica, média e alta complexidade, de hospitais públicos e privados, dos 139 municípios tocantinenses. A ação coordenada pela Gerência de Vigilância das arboviroses (GVA) da Secretaria será realizada em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e as aulas ministradas por profissionais médicos da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS).

O curso ocorrerá no auditório do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE-TO), em  Palmas, no dia 14 de junho e contará com a presença do Dr. Rivaldo Venâncio e Dras. Ângela Vargas e Tarciana Suassuna da FNSUS, referências nacionais para as arboviroses urbanas.

“O Estado do Tocantins apresenta aumento expressivo de casos de dengue (20.037 casos prováveis e três óbitos) e chikungunya (2.675 casos prováveis), por isso torna-se imprescindível à atualização em diagnóstico e manejo clínico das arboviroses para o atendimento assertivo e capacitado do paciente suspeito”, afirmou a gerente titular GVA, Christiane Bueno.

Ainda segundo a gerente, “uma das estratégias para reduzir a letalidade por arboviroses é o reconhecimento oportuno dos casos suspeitos, o tratamento adequado do paciente, conforme protocolo clínico, e a organização da rede de serviços de saúde”, disse.

Para participar, o interessado deverá acessar o link abaixo, preencher o formulário, seguindo corretamente as instruções, até o dia 10 junho.

Link de acesso ao formulário de inscrição: https://forms.gle/Jq2Pg55HRzbHw6ne9

Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

por Laiany Alves/Governo do Tocantins