Saúde alerta público-alvo para se vacinar contra o vírus influenza

Campanha termina nesta sexta-feira, 31 de maio

 As pessoas integrantes do público-alvo da campanha de vacinação contra o vírus influenza devem procurar, o quanto antes, as unidades básicas de saúde (UBS) mais próximas de suas residências para serem vacinadas. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal alerta que a imunização é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe grave e suas complicações.

Apesar de o ministro da Saúde ter anunciado, informalmente, a possibilidade de prorrogar o período de imunização, a Secretaria de Saúde ainda não foi comunicada, de forma oficial. “Enquanto isso, para nós, como área técnica, até o momento, a campanha vai até o dia 31 de maio”, frisou a gerente da Imunização do DF, Renata Brandão.

O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo, composto por crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, professores, profissionais da saúde, população de encarcerados, portadores de doenças crônicas, indígenas e, ainda, bombeiros e policiais civis e militares da ativa. A vacina se destina, também, aos adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos em medida socioeducativa.

ALCANCE – No Distrito Federal, até 24 de maio, 572.952 pessoas dos grupos prioritários, tanto na rede pública como na rede privada, foram vacinadas. Esse número corresponde a uma cobertura total de 72,6% até aquela data. Os dados mais atualizados ainda estão sendo compilados pela área técnica da Secretaria de Saúde.

A meta para o DF é imunizar 778.627 pessoas, o que equivale a 90% da população que se enquadra nas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, era esperado imunizar 59,4 milhões de pessoas até o dia 31 de maio. No entanto, até esta segunda-feira (27), 42,5 milhões haviam sido vacinadas, conforme os dados do governo federal. O número equivale a 71,6% do público-alvo.

SALAS DE VACINA – Ao longo da campanha, 133 salas de vacina estão abertas​ para a população no Distrito Federal.

A vacina preparada para 2019 teve alteração em duas das três cepas que a compõem, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe, o H1N1, o H3N2 e influenza B, que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, segundo indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a área técnica da Secretaria de Saúde, a vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações capazes de produzir casos graves da doença.

As vacinas utilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), durante a campanha, são constituídas por vírus inativados, fracionados e purificados. Portanto, são totalmente seguras e não causam a doença.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Saúde
61 – 2017-1111